Romeiros saem de São José dos Pinhais e caminham até o Santuário do Rocio, em Paranaguá


Por Redação Publicado 05/04/2023 às 13h22 Atualizado 18/02/2024 às 08h34

Durante a Semana Santa (de 2 de abril a 9 de abril), os fiéis católicos se preparam para vivenciar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Uma das programações do período é a romaria iniciada nesta quarta-feira (5), a partir das 20h, com fiéis saindo a pé de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, até o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá.

De acordo com o santuário, a expectativa é de que 120 romeiros cheguem à igreja na quinta. Os fiéis caminham acompanhados da imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio.  

Todos os anos, os devotos da capela Nossa Senhora do Rocio, em São José dos Pinhais, se preparam para expressar sua fé. Eles saem a pé, em um trajeto de aproximadamente 85 km, até chegar no Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio.

Segundo Jocel França, um dos organizadores da peregrinação, a expectativa é grande e toda a atividade já movimenta os fiéis na cidade. “O pessoal está muito ansioso e muito emocionado. Muitas pessoas também preocupadas com as condições de não completar a missão; e outros, demonstrando seu companheirismo, ficam na Igreja rezando, intercedendo pela romaria“, afirma.

O Santuário do Rocio também se organiza para a chegada dos fiéis. Segundo Adri de Carvalho, do Setor Social da igreja, o qual também abrange as romarias, grupos de voluntários estarão escalados para diferentes frentes de trabalho e acolhida dos devotos.

Desde o nosso primeiro contato, mobilizamos uma equipe de cozinha para estar preparando uma canja para eles na parte da noite. Estamos preparando camas para os que irão dormir no santuário. Esse ano também conseguimos técnicos de enfermagem. Então vai estar sendo bem legal esse atendimento“, comenta a colaboradora do santuário.

Os romeiros de São José dos Pinhais iniciam o percurso por volta de 20h desta quarta (5) e chegarão em Paranaguá a partir das 15h de quinta-feira (6). Após a chegada e primeiros atendimentos, os fiéis participarão da celebração da Instituição da Eucaristia, conhecida também como a Missa do Lava-pés, às 19h.

*Com informações da Assessoria de Imprensa