Saiba quais vias ficarão bloqueadas para a simulação do 9º BPM nesta terça (11)


Por Luiza Rampelotti Publicado 11/10/2022 às 16h38 Atualizado 17/02/2024 às 19h10

Nesta terça-feira (11), a partir das 21h, o 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Paranaguá realiza o exercício simulado de domínio de cidades, com o objetivo de se preparar para um possível ‘novo cangaço’.

Leia mais aqui.

A ação simulará um ataque à sede do 9º BPM, localizada na Vila São Vicente, e a empresa Protege, no bairro Tuiuti. Por isso, é necessário ficar atento à movimentação na cidade, que contará com tiros de festim, pneus queimados, explosões, perseguição e mais – não se preocupe, é só um simulado!

As ruas Domingos Peneda, na Vila São Vicente, e Xavier da Silva, no bairro Tuiuti, estarão bloqueadas durante a simulação. O trânsito será desviado para as ruas Pinha, Europina Campos Cominese (São Vicente), Barão do Rio Branco e Baronesa do Cerro Azul (Tuiuti).

Também há outros pontos de bloqueio – BR 277, no Posto da Polícia Rodoviária Federal; PR 508, no Posto da Polícia Militar Rodoviária (PRv) Alexandra-Matinhos; PR 407, no Posto PRv de Pontal do Paraná; na Estrada de Alexandra; na BR 277, quilômetro 16, na chamada Toca do Coelho e um bloqueio marítimo.

O exercício começará com quatro pessoas, em um veículo, atacando a Guarda do Quartel (9º BPM), ateando fogo em quatro pneus, com bombas e tiros de festim, simulando um caminhão que tranca a entrada. No mesmo instante, 12 pessoas, com quatro carros, atacam a base da PROTEGE, também com bombas e festim.

A partir daí, a ação se desenrola, com a retomada do Quartel, bloqueio de pontos estratégicos de acesso à cidade (rodovias, estradas rurais, via marítima) com barreira fura pneus, identificação da quantidade de ‘criminosos’ envolvidos na invasão à PROTEGE, veículos, armamentos e situação atual, acompanhamento da saída dos ‘assaltantes’ etc.

A simulação é finalizada em uma chácara, com os ‘criminosos’ cercados pelos policiais militares, fazendo quatro reféns, e a PM realizando o resgate e, após, a conclusão do exercício.