Salto em direção ao desenvolvimento e dignidade: mais 226 moradores da Ilha dos Valadares recebem seus Títulos de Propriedade


Por Luiza Rampelotti Publicado 04/08/2023 às 16h20 Atualizado 18/02/2024 às 19h17
Cerimônia aconteceu na Praça Cyro Abalém, na última quinta-feira (3). Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

O maior bairro de Paranaguá, com cerca de 35 mil habitantes, a Ilha dos Valadares, viveu um marco histórico na última quinta-feira (3), com a entrega de 226 títulos de propriedade aos moradores locais. A cerimônia, presidida pelo prefeito Marcelo Roque (PSD) e com a presença de diversas autoridades, simbolizou não apenas a regularização fundiária, mas também “um passo significativo rumo ao desenvolvimento e à dignidade para a comunidade”, conforme o chefe do Poder Executivo.

A formalização dos títulos de propriedade concede aos moradores da Ilha dos Valadares o direito legal sobre suas moradias. Segundo o prefeito, isso foi possível porque a atual gestão trabalhou para que a área deixasse de ser de responsabilidade da União e se tornasse do município, garantindo o andamento do processo de regularização fundiária.

A ação representa um esforço coletivo de anos de trabalho e dedicação das autoridades locais e da população em busca da regularização fundiária, assegurando a posse legítima das propriedades. A intenção é chegar a mil matrículas entregues para os moradores nos próximos meses”, disse Marcelo Roque.

Ao todo, 249 famílias já receberam a documentação que garante a posse de suas casas. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Durante a cerimônia, o prefeito ainda destacou a importância da ação para a comunidade local. “Este é um momento de grande significado para nós. Não apenas entregamos títulos de propriedade, mas consolidamos um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a dignidade de nossos cidadãos“, declarou o prefeito. Ele ressaltou, também, que a entrega dos títulos faz parte de uma série de investimentos em infraestrutura e bem-estar social na região.

O secretário municipal de Urbanismo, Koiti Takiguti, falou sobre a determinação e a colaboração que levaram a esse resultado. “Nós precisamos de pessoas com determinação que queiram fazer as coisas. E tenho que agradecer ao prefeito Marcelo por ter me chamado e me dado carta branca para realizar esse trabalho. Ainda temos aproximadamente 4 mil unidades a serem regularizadas na Ilha dos Valadares, e regularização traz crescimento, dignidade“, disse.

Impacto na comunidade

A superintendente da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Cleisimara Bittencourt, também parabenizou a iniciativa. “É muito gratificante ver quando o Estado faz a sua parte e a comunidade exerce seus direitos“.

Secretário de Urbanismo, Koiti Takiguti, destaca que os Títulos de Propriedade conferem segurança jurídica aos moradores. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

A entrega dos Títulos de Propriedade não apenas confere segurança jurídica aos moradores, mas também abre portas para novas possibilidades. “Esse documento dá direito a vocês buscarem recursos junto com a Caixa Econômica, em campanhas, programas de incentivo à construção com custos bem baratos. Isso tudo é o que a titulação está trazendo, não é simplesmente um pedaço de papel“, explicou Koiti Takiguti.

Além disso, a regularização fundiária proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento econômico e social da Ilha dos Valadares. Com títulos de propriedade em mãos, os moradores podem buscar investimentos, melhorias nas habitações e, consequentemente, contribuir para a economia da comunidade.

Entrega emocionante

O momento foi marcado por muita emoção, especialmente, para Lindonei do Nascimento Santos e Lindonei Passos Santos, pai e filho. Lindonei do Nascimento é vereador pelo Agir, antigo PTC, e morador da Ilha dos Valadares e entregou em mãos, ao filho, o Título de Propriedade; ele também está no processo de regularização e deverá receber seu documento em breve.

Vereador Lindonei Nascimento dos Santos fez a entrega da Matrícula do Imóvel para o filho, Lindonei Passos dos Santos, em um momento marcado por emoção. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Ver meu filho receber o documento da casa dele é gratificante, principalmente porque estamos fazendo parte dessa história, ajudando a população da Ilha dos Valadares e de Paranaguá também. A ilha nunca foi tão lembrada como está sendo atualmente”, comentou.

O vereador ainda lembrou que quase nenhum morador da região possui a titularidade de sua residência. “Agora, ter a posse da documentação, é uma segurança para cada um. A minha família toda está participando desse processo também; tenho meus irmãos, minha mãe e eu também já estou no processo, e acho que na próxima vou receber essa documentação. É muito gratificante você ter a posse comprovada do seu imóvel, você pode vender, pode fazer várias coisas estando documentado”, disse.

O filho, Lindonei Passos, também estava realizado com o documento em mãos. “É um momento muito importante, porque antes a gente tinha a casa, mas não tinha documento, então, a qualquer momento alguma coisa podia acontecer, e hoje, graças a Deus, estamos com o documento em mãos, temos a casa, a posse está no nosso nome, então, daqui cinco anos podemos vender, financiar. Ter esse documento em mãos garante um futuro legítimo da nossa casa”, destacou.  

Outra moradora beneficiada foi Neusi Santos Costa Esquenine, que vive na ilha há mais de 50 anos. Ela compartilhou sua felicidade. “Eu e meus pais somos daqui, sempre vivi aqui. A gente espera [por esse momento] desde o tempo do meu pai, né? Quando eu era pequenininha já esperavam ter uma regularização, de ter o documento próprio do seu imóvel”.

Moradora da Ilha dos Valadares há mais de 50 anos, Neusi Esquenini comemorou o recebimento do título. “A gente espera por esse momento desde o tempo do meu pai“, disse.

Neusi também destacou a segurança e estabilidade que o título proporciona, não apenas para ela, mas para toda a família, incluindo gerações futuras.

O presidente da Câmara Municipal, Fábio Santos (PSDB), também morador da ilha, anunciou mais melhorias para o futuro. “A nossa intenção ainda é asfaltar todas as ruas principais do Valadares, as ruas mais largas. Estamos batalhando por isso, acompanhado de drenagem“, comentou.

Um passo rumo ao futuro

A cerimônia de entrega dos títulos de propriedade na Ilha dos Valadares é mais do que um ato administrativo; “é um marco que simboliza esperança, compromisso e progresso”, disse Marcelo Roque.

Em maio, 23 famílias da Ilha dos Valadares já haviam recebido o título de suas propriedades. “Desde o início da nossa gestão estamos entregando melhorias para a Ilha dos Valadares. Asfalto, posto de saúde, pavimentação, reforma nas escolas e CMEIs, construção da sub-prefeitura e em breve a ampliação da passarela. São investimentos necessários para os mais de 35 mil moradores. Esses Títulos de Propriedade são o resultado de um trabalho de respeito e dignidade”, concluiu o prefeito.

Prefeito Marcelo Roque afirmou que até o final do ano, cerca de 1000 matrículas serão entregues. Ele ressaltou que muitas outras obras significativas ainda serão realizadas na região. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral