SAMU Litoral ensinará manobras de ressuscitação cardíaca na Festa Nossa Senhora do Rocio


Por Amanda Batista Publicado 07/11/2023 às 15h43 Atualizado 19/02/2024 às 04h10
A iniciativa, que contará com diversos profissionais de saúde e será aberta para toda a população, acontecerá no estande do SAMU Litoral. Foto: Rafael Pinheiro/ JB Litoral.

No próximo sábado (11), das 12h às 17h, os moradores de Paranaguá terão a oportunidade de aprender técnicas de RCP que podem garantir a sobrevivência e evitar sequelas em vítimas de parada cardíaca.

O “RCP Day”, que será aberto para toda a população, acontecerá no estande do SAMU Litoral, montado na Festa Nossa Senhora do Rocio. O mini-curso será conduzido pelos profissionais do núcleo de educação permanente (NEP) do SAMU Litoral do Paraná.

Rafael Rodrigues, funcionário do SAMU e responsável pela divulgação do evento, explica que a região está seguindo os passos de Maringá, que realiza anualmente um evento voltado para ensinar técnicas de RCP para a população.

O SAMU Litoral resolveu dedicar um dia para que, quem quiser, possa vir e aprender sobre a importância da técnica de ressuscitação cardiopulmonar e saber mais sobre como essa habilidade pode salvar vidas em situações de emergência”, destaca.

O que é a RCP

A Reanimação cardiorrespiratória (RCP) consiste em um conjunto de manobras emergenciais realizadas com as mãos no tórax, que podem garantir a sobrevivência das vítimas e prevenir sequelas até a chegada do atendimento médico. Qualquer pessoa, desde que treinada, pode aprender e executar as manobras de forma segura e eficaz quando necessário.

No Brasil, ocorrem cerca de 360 mil mortes por ano devido a paradas cardíacas, o que equivale a cerca de 800 mortes por dia, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Muitas dessas tragédias poderiam ser evitadas se a população tivesse noções básicas de RCP.