Saúde Pública: Guaratuba realiza castrações de cães e gatos e cadastra para próximas ações


Por Flávia Barros Publicado 25/01/2023 às 22h00 Atualizado 18/02/2024 às 03h24

A quarta-feira (25) ensolarada teve uma missão especial para tutores ou responsáveis de 17 animais, em Guaratuba. Por meio de um cadastro, moradores da região do Cabaraquara e Prainha, inscritos no CadÚnico e na secretaria do Meio Ambiente, puderam realizar gratuitamente a castração de cães e gatos, dentro do programa Castra Móvel.

Aproximadamente 1.200 castrações estão programadas para este ano, com o Castra Móvel, que é um centro cirúrgico onde o médico veterinário realiza as cirurgias. A estrutura é montada em um trailer com espaço suficiente para fazer as castrações. O programa seguirá um cronograma, passando pelos bairros do município.

PÓS-OPERATÓRIO

Durante as castrações desta quarta, a secretaria do Meio Ambiente ressaltou a importância de mais voluntários que façam lar de passagem para cães e gatos, principalmente no pós-operatório, onde o cuidado deve ser maior, isso porque um dos objetivos do programa é castrar os animais em situação de rua.

Segundo o prefeito Roberto Justus (União Brasil), o programa tem atingido o propósito de diminuir o nascimento de filhotes indesejados no município. “É uma ação muito importante e que tem dado muito resultado, diminuindo a quantidade de animais abandonados na cidade”, afirmou.

SAÚDE PÚBLICA

Além de evitar que mais filhotes nasçam sem que tenham um lar, a ação também colabora para a longevidade e bem-estar dos animais. O cadastro pode ser feito na secretaria do Meio Ambiente (Rua Antônio Rocha s/n – Espaço Litoral) ou pelo WhatsApp 41 3472-8647.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o controle populacional é um método mundialmente reconhecido por ser altamente seguro e eficaz no controle de cães e gatos urbanos, além de atuar na prevenção e redução de diversas doenças. O número de animais carentes e abandonados devido a nascimentos indesejados é um problema social que pode ser revertido com a castração.

Dentre os inúmeros benefícios da castração, destacam-se:

• Diminuição da superpopulação pela redução de gestações indesejadas e consequentes
abandonos;
• Redução dos passeios externos (fugas) e problemas como desenvolvimento de
doenças infecciosas contraídas nas ruas, traumas e atropelamentos, intoxicações e maus
tratos;
• Redução no comportamento de cio e prevenção de doenças reprodutivas em fêmeas.
• Redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas nas fêmeas, e testiculares nos machos, como neoplasias;
• Auxílio no tratamento de doenças não relacionadas ao sistema reprodutor como diabetes
e epilepsia;
• Possível redução de comportamentos indesejados, como territorialismo, agressividade e marcação de território.