Segunda maior Colônia de Pescadores do Litoral, Z-5, em Pontal, tem sede reinaugurada


Por Flávia Barros Publicado 26/02/2023 às 21h55 Atualizado 18/02/2024 às 05h38

Um prédio com grande circulação de pessoas, com importância social e econômica, já que é o “coração” da segunda maior colônia de pescadores do Litoral. A Colônia de Pescadores Z-5, de Pontal do Paraná, tem mais de 600 pescadores associados e só fica atrás da Colônia de Pescadores Z-2 de Guaraqueçaba, a maior de toda a região, com 3.500 pescadores. O imóvel que abriga a sede da Z-5, no balneário Shangri-lá, foi reinaugurado no último dia 14, com transmissão ao vivo nas redes sociais do JB Litoral.

A sede passou por seis meses de obras, período em que recebeu reforma estrutural, troca de piso interno, instalações hidráulicas, louças, metais e acessórios nos banheiros, que foram completamente revitalizados, além de revestimento de pisos externos, troca de cobertura, portas de vidro e de alumínio, janelas em alumínio, novos rufos e calhas, impermeabilização das lajes, instalações elétricas e de combate a incêndio, plantio de grama e pintura interna e externa. Ganhou também espaços para reuniões e celebrações.

Todo o serviço foi realizado com recursos próprios da Prefeitura e custou R$ 74.247,51, por meio de contrato com a empresa Bondam Acabamentos, vencedora da licitação 113/2022. O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, disse ao JB Litoral que a reforma marca uma nova fase para os pescadores.

Com um espaço digno, o próximo passo é que aqui também seja um ponto turístico para realizar a pesca esportiva, em que os visitantes vão poder sair com os pescadores, em canoa artesanal, a motor, ver a pesca com as redes para que os turistas também possam ter essa experiência de sair para pescar de forma que já se faz há muitas gerações em nossa cidade“, declarou.

Ele ainda relembrou que o prédio, construído em 2008, estava há muito tempo sem manutenção, com banheiros condenados, gradis e infiltrações.

Pescadores e familiares participaram da reinauguração da Colônia, no balneário Shangri-lá. Foto: Kaike Mello/JB Litoral


PERTENCIMENTO E EMPODERAMENTO


O presidente da Colônia de Pescadores Z-5 de Pontal do Paraná, Rubens Marcelino da Veiga, era só alegria no dia da reinauguração. “Estou muito feliz com essa reinauguração, porque há pelo menos 10 anos nada era feito de melhorias aqui na Z-5, agora estamos de casa nova e convido o pescador, que ainda não é associado, a conhecer“, falou ao JB Litoral

Já o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jackson Bassfeld, ressaltou que a nova geração de pescadores terá o amparo do município para diversificar as atividades relacionadas ao setor. “Poder ter uma sede assim traz uma sensação de pertencimento e empoderamento aos quase 700 pescadores e suas famílias que residem em nosso município, para que eles possam ter uma subsistência digna. Além de dar mais opções e engajar as novas gerações, os filhos desses pescadores, para que eles também tenham mais opções, como oferecer passeios e a pesca esportiva, por exemplo“, defendeu o secretário.

A Colônia de Pescadores Z-5 fica na rua Sereia, 1260, Shangri-lá, em Pontal do Paraná. O telefone para contato, tanto para ligações como para atendimento por WhatsApp é o (41) 99300.9507.