Seis anos transformando vidas: o legado do Centro Municipal de Avaliação Especializada em Paranaguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 29/11/2023 às 22h37 Atualizado 19/02/2024 às 06h06

Em Paranaguá, uma luz de esperança brilha há seis anos. O Centro Municipal de Avaliação Especializada (CMAE) completou seu aniversário na quarta-feira (29), celebrando mais de 700 diagnósticos concluídos, marcando um legado de inclusão para as futuras gerações.

O prefeito Marcelo Roque (PSD), orgulhoso, visitou o centro para parabenizar a equipe de trabalho e ressaltar a importância dessa estrutura pioneira. “Somos pioneiros com o Centro de Autismo e a Central de Libras, e tudo isso faz parte da inclusão que promovemos em nossa cidade“, destacou o prefeito.

Desde 2017, o CMAE oferece suporte à rede municipal de ensino, disponibilizando uma equipe técnica pedagógica composta por diversos profissionais especializados. O espaço visa facilitar os encaminhamentos sempre que se percebe alguma dificuldade de aprendizagem nos estudantes.

A diretora Irazilda Bisson Dalago explicou que o centro segue um protocolo para atendimento aos estudantes, que são encaminhados para avaliação ao apresentarem distúrbios ou transtornos de aprendizagem. “A equipe escolar é a responsável por encaminhar e apresentar ao CMAE os documentos pessoais e específicos do desempenho educacional e comportamental do estudante, que seguirá um cronograma organizado de acordo com as vagas disponíveis“, esclareceu.

Equipe multidisciplinar

A secretária de Inclusão, Camila Leite, expressou sua satisfação com o intenso trabalho realizado pela equipe do CMAE. “Temos uma equipe multidisciplinar e ficamos felizes por fazer parte de uma gestão que se preocupa com a inclusão e esse olhar diferenciado. Estamos comemorando mais um ano de intenso trabalho e proporcionando esse serviço para a sociedade, de forma gratuita“, ressaltou a secretária.

Slider 1
O espaço visa facilitar os encaminhamentos sempre que se percebe alguma dificuldade de aprendizagem nos estudantes. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Os frutos desse comprometimento são colhidos diariamente pelos alunos da rede municipal, que contam com uma equipe especializada composta por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e psiquiatras. O CMAE não apenas contribui para os encaminhamentos nas escolas, mas também atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

No centro, são ofertados serviços de apoio, suporte e identificação de necessidades educacionais especiais, avaliação psicoeducacional multiprofissional visando o desenvolvimento das potencialidades e melhoria do desempenho escolar e social dos alunos. Além disso, também acontecem projetos de prevenção à saúde do professor e atendimento clínico na área da neuropediatria e psiquiatria.

A secretária de Educação, Tenile Xavier, prestigiou a comemoração e enfatizou a importância do trabalho do centro. “O CMAE atende crianças matriculadas na rede que sejam autistas, tenham déficit de atenção ou qualquer tipo de deficiência, garantindo um acompanhamento para um melhor desenvolvimento intelectual“, destacou.