Sem presença de Ratinho Junior, primeira etapa de engorda é finalizada em Matinhos


Por Redação Publicado 19/10/2022 às 23h04 Atualizado 17/02/2024 às 19h40

Quase quatro meses após começar, foi finalizada nesta quarta-feira (19) a obra do engordamento da faixa de areia em Matinhos. Mas, ao contrário do que aconteceu em 25 de junho, quando o governador Ratinho Junior esteve na cidade e acionou a draga Galileo Galilei, no encerramento desta etapa da obra o chefe do Executivo estadual não compareceu à cerimônia de encerramento. A praia foi alargada em até 100 metros em uma extensão de 6,3 km, do Canal da Avenida Paraná até o Balneário Flórida. A engorda da praia é uma das etapas do Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos, com investimento total de R$ 314,9 milhões.

Galileo Galilei se despede de Matinhos após retirar três milhões de metros cúbicos de areia do fundo do mar para engordar praia. Foto: Ari Dias/AEN

CRONOGRAMA ACELERADO

De acordo com o cronograma elaborado pelo Instituto Água e Terra (IAT), o serviço tinha previsão de ser finalizado em novembro. Ao todo, foram utilizados três milhões de metros cúbicos de areia, retirados do fundo do mar pela draga Galileo Galilei, volume equivalente a 220 mil caminhões que possibilita uma praia mais larga já nesta temporada. Nos balneários, foram recuperados 4,5 km de faixa de areia. Já na praia de Caiobá, entre o Canal da Avenida Paraná e o Pico de Matinhos, a praia ficou mais larga em 1,8 km e, neste trecho, já foi liberada para uso público.

PRÓXIMAS ETAPAS

O Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos também inclui obras de macro e microdrenagens, o que promete minimizar os impactos causados pelas ressacas, maré alta e enchentes, também haverá paisagismo e o replantio da vegetação nativa.

O diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro, explicou que o projeto completo ficará pronto apenas em 2024, mas que nesta temporada já será notável a diferença com a faixa de areia mais ampla. “Temos a micro e a macrodrenagem já iniciadas no Canal da Avenida Paraná, com 300 metros concluídos, e dessa altura até o Pico de Matinhos estão em andamento as obras urbanísticas, com ciclovia, pista de caminha e corrida, e acessibilidade. Queremos deixar esse trecho pronto para essa temporada também“, afirmou durante a despedida da draga que fez parte da paisagem de Matinhos pelos últimos quatro meses.