Senai Paranaguá oferta 36 vagas gratuitas para curso técnico semipresencial em Eletrotécnica
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Paranaguá está com processo seletivo aberto para o curso técnico de nível médio em Eletrotécnica, de forma semipresencial nos municípios de Antonina (5), Morretes (2), Paranaguá (25) e Pontal do Paraná (5). As aulas acontecerão todas às terças e quintas-feiras no turno da noite.
No curso, o aluno irá aprender a elaborar projetos de instalações elétricas industriais, prediais, residenciais e de infraestrutura. O setor profissional abrange etapas de instalação e manutenção de equipamentos, além de sistemas que tenham a energia elétrica como princípio de funcionamento. O técnico em Eletrotécnica aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes alternativas, além de fazer a instalação de sistemas elétricos, automação industrial e muito mais.
De acordo com o edital – clique aqui para acessar, a seleção destina-se a candidatos que tenham estudado apenas em escola pública ou bolsistas 100% em instituições privadas; trabalhadores e dependentes de trabalhadores de baixa renda que, preferencialmente, sejam matriculados na educação básica e continuada; beneficiários de vagas gratuitas nos serviços sociais autônomos; alunos regularmente matriculados na educação básica, na condição de articulação curricular com educação profissional; registrados ou membros de famílias registrada no Cadastro Único Para Programas Sociais – CadÚnico, do Governo Federal.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até esta segunda-feira (10), clicando aqui. Após a inscrição online, os interessados devem comparecer à Agência do Trabalhador do seu município com os documentos: RG e CPF (não pode ser CNH); Certidão de Nascimento ou casamento; Comprovante de Residência atualizado; Título de eleitor; Histórico de Conclusão do Ensino Médio (ou comprovante de matrícula do ano de 2023 e boletim escolar atualizado); Certificado de Reservista, e, para menores de 18 anos, documento do responsável.
Os candidatos serão chamados para entrevista entre os dias 11 e 14 deste mês. A convocação será por ordem de inscrição. Esta etapa possui caráter classificatório e pode atingir até 20 pontos.
O resultado final do processo seletivo será divulgado nas redes sociais e página da internet de cada município por ordem de classificação, na próxima sexta-feira (14).
Oportunidades de trabalho
– Empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica
– Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos
– Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos
– Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção
– Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos
– Concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações
– Indústrias de transformação e extrativa em geral.
O que o aluno irá aprender
– Comunicação Oral e Escrita
– Leitura e Interpretação de Desenho
– Eletricidade
– Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho (QSMS)
– Segurança em Eletricidade
– Instalações Elétricas Prediais
– Projetos Elétricos Prediais
– Instalações Elétricas Industriais
– Acionamento de Dispositivos Elétricos Automatizado
– Projetos Elétricos Industriais
– Instalações de Sistema Elétrico de Potência (SEP)
– Projetos de Sistemas Elétricos de Potência
– Gestão da Manutenção
– Manutenção Elétrica Predial e Industrial
– Manutenções e Operações de Sistema Elétrico de Potência (SEP)
– Eficiência Energética