Servidores municipais da Saúde começam a receber progressão por aperfeiçoamento


Por Flávia Barros Publicado 03/10/2022 às 06h52 Atualizado 17/02/2024 às 18h31
Anúncio ocorreu na última quarta-feira (28); retroativo será pago integral e regularizado mensalmente na folha de pagamento a partir deste mês. .Foto: Prefeitura de Paranaguá

Outubro será um mês diferente para os profissionais da saúde da Prefeitura de Paranaguá. Isso porque na última quarta-feira (28) o prefeito Marcelo Roque anunciou que o pagamento da progressão por aperfeiçoamento será feito, ainda este mês, para mais de 180 servidores municipais da saúde. Na prática, significa que aqueles profissionais que já comprovaram a realização de cursos que os capacitam ainda mais para a profissão serão recompensados com um adicional mensal aos salários. Como o direito foi concedido durante a vigência da lei que fazia uma série de restrições com os gastos, devido à pandemia de Covid-19, agora o benefício acumulado em 17 meses será pago todo de uma vez. 

De acordo com a Prefeitura, será investido mais de R$ 1,4 milhão para o pagamento do retroativo. “Um ganho importante que representa a valorização dos funcionários graças ao nosso planejamento orçamentário. Só temos a parabenizar o trabalho da nossa equipe e dos profissionais da saúde que se dedicam a cada dia”, disse o prefeito Marcelo Roque.

Prefeito Marcelo Roque anunciou que a progressão dos servidores da saúde será paga em outubro. Foto: Prefeitura de Paranaguá

CATEGORIA FELIZ


A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Paranaguá (Sismup), Janete Isabel Passos, conversou com o JB Litoral depois do anúncio. Para ela, a gestão municipal honrou com o compromisso assumido junto à categoria.

O benefício foi aprovado em janeiro de 2021 e era para começar a ser pago em maio. Uma comissão permanente foi formada para validar os cursos de aperfeiçoamento dos profissionais e, nesta primeira avaliação, pouco mais de 180 já conseguiram comprovar que têm direito à progressão. Conseguimos, junto com o prefeito, conceder esse retroativo para eles. O prefeito foi muito justo, pois nos atendeu sem a necessidade de irmos cobrar na justiça. Como gerou esse acúmulo de praticamente um ano e meio, será uma espécie de poupança para os que progrediram na carreira”, explicou Janete.

Um dos beneficiados será o fonoaudiólogo Gianfrank Julian Tambosetti, que atua na prefeitura há 18 anos. “Esse bônus é muito bem-vindo financeiramente, pois ajudará os funcionários e suas famílias a pagarem suas despesas e, quem sabe, guardar um pouco para situações inesperadas ou para planos futuros. Mas, o mais importante é que incentiva o funcionário a estudar e se tornar um profissional melhor para atender a comunidade”, disse.

Ele já tem planos para o dinheiro, que chegará em boa hora. “Pretendo guardar para ajudar a pagar o financiamento da minha casa”, revelou.

MENOS TEMPO, MAIS ESTÍMULO


A presidente do Sismup também contou que, além do pagamento retroativo, o Executivo Municipal anunciou que a progressão da carreira será feita em um intervalo menor do que o aprovado no ano passado. 

A partir de agora, todos os profissionais da saúde que fizerem os cursos na área de atuação deles, como cursos de pós-graduação e outros, com carga horária específica, poderão protocolar seus diplomas e comprovantes para conseguirem a progressão. Foi criada essa comissão permanente para avaliar esses cursos e conceder a elevação de carreira, que antes era a cada três anos e o prefeito anunciou que agora passa a ser a cada dois anos, o que deixou a categoria ainda mais feliz”, finalizou Janete Passos. O anúncio aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e contou com a presença dos secretários municipais; de Administração e RH, Marcela Paula; Fazenda e Orçamento, Mauricio Coutinho; Saúde, Lígia Cordeiro, além da presidente do Sismup, Janete Passos.