Sesc Paranaguá celebra 28 anos de conquistas e transformações na comunidade litorânea


Por Luiza Rampelotti Publicado 15/02/2024 às 18h40

Nesta quinta-feira (15), a unidade física do Sesc Paranaguá completa 28 anos de existência, marcando uma trajetória repleta de conquistas, evolução e transformações significativas na vida das pessoas atendidas na região, desde 1996, com atividades de ação social, cultura, esporte, lazer, educação, saúde e turismo. A unidade é reconhecida como uma peça essencial na construção de um futuro mais promissor para a comunidade local, demonstrando que, com parcerias sólidas e ações dedicadas, é possível impactar positivamente a vida de milhares de pessoas.

Para celebrar o aniversário do Sesc Paranaguá, empresas parceiras e representantes de entidades públicas do Litoral se reuniram para compartilhar o momento especial com um bolo. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
Para celebrar o aniversário do Sesc Paranaguá, empresas parceiras e representantes de entidades públicas do Litoral se reuniram para compartilhar o momento especial com um bolo. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Para celebrar essa data especial, o gerente Joel Viana organizou um evento comemorativo, reunindo parceiros e representantes de entidades públicas do Litoral. “Estamos comemorando 28 anos dessa unidade física aqui, localizada próximo à UPA. São 28 anos de conquistas, evolução e transformações significativas na vida das pessoas atendidas em Paranaguá pelo Sesc. Desde a década de 50, passamos de uma agência de atendimento para uma unidade concreta, o que fez toda a diferença. A partir disso, expandimos nosso atendimento para Antonina, Morretes e Guaraqueçaba, mantendo essa cobertura até hoje“, conta ao JB Litoral.

De acordo com Joel, o crescimento do Sesc Paranaguá é resultado do olhar dedicado do presidente, o vice-governador Darci Piana, “um gestor exemplar que conduz uma administração eficaz e eficiente”. Ele afirma que, no último ano, mais de 240 mil pessoas foram atendidas na unidade, e mais de R$ 3 milhões foram investidos em Paranaguá, impactando positivamente cerca de 270 mil pessoas no Litoral, abrangendo também Morretes, Guaraqueçaba e Antonina.


Meta é atender 320 mil pessoas em 2024


Estamos constantemente evoluindo, e a meta para o próximo ano é superar os R$ 4 milhões em investimentos e atender mais de 320 mil pessoas. Esses números expressivos refletem nosso compromisso com a comunidade e a eficiência de nossa gestão“, afirma o gerente.

Ele ressalta que o Sesc Paranaguá se destaca por tornar suas atividades acessíveis a todos, uma vez que são subsidiadas. Os trabalhadores do comércio contam com um diferencial, já que as empresas do setor são as mantenedoras do Serviço Social do Comércio, proporcionando um subsídio que provém da folha de pagamento e sustenta o Sesc. Além disso, são oferecidas atividades gratuitas, além de ações sociais, para famílias de baixa renda e estudantes de escolas públicas.

1708034229979
Hoje, o Sesc Paranaguá tem 43 funcionários; parte deles estava presente na celebração e foi homenageada. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

O Sesc Paranaguá também oferece uma variedade de cursos, pagos e gratuitos por meio de bolsas, incluindo inglês, informática, projetos de iniciação esportiva, educação infantil e cursinho pré-vestibular. Este ano, a instituição expandirá seus projetos para incluir um curso de robótica, visando o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e inovação em crianças e adolescentes.

Para celebrar o aniversário do Sesc Paranaguá, empresas parceiras e representantes de entidades públicas do Litoral se reuniram para compartilhar o momento especial com um bolo. “A comemoração desta data junto àqueles que fazem parte da rede destaca a importância da colaboração para transformar vidas”, diz Joel.

Agradecemos a todos que têm sido parte dessa jornada e esperamos continuar impactando positivamente a comunidade nos anos que virão. O Sesc Paranaguá é mais do que uma instituição, é uma família comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade local“, conclui Joel Viana.

1708034230152-1
Joel Viana é o gerente do Sesc Paranaguá, ele está à frente da unidade desde 2018. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Testemunha da evolução


Mônica Magalhães é a funcionária mais antiga do Sesc Paranaguá. Ela começou sua trajetória profissional em 15 de janeiro de 1996, exatamente um mês antes da inauguração da unidade.

Tem sido uma trajetória incrível. Desde minha entrada, desenvolvi um grande amor e carinho por essa unidade e pelo meu trabalho. Ao longo do tempo, tive a oportunidade de atuar em diversas áreas, acompanhando o crescimento da instituição. Atualmente, me sinto muito realizada, especialmente trabalhando com crianças e idosos, uma experiência que já dura aproximadamente oito anos e que amo profundamente”, conta ao JB Litoral.

Ela destaca que ao longo dos últimos oito anos, aconteceu um grande avanço em relação à demanda da população de Paranaguá pelos serviços oferecidos pelo Sesc. Hoje, são atendidas muito mais pessoas do que há 28 anos.

1708034230093-1
Mônica Magalhães é a funcionária mais antiga do Sesc Paranaguá. Ela começou sua trajetória profissional em 15 de janeiro de 1996. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Além disso, ao chegar às cidades menores, como Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, percebemos a felicidade e ansiedade dos moradores, que aguardam ansiosos pela chegada do Sesc e pelas atividades que oferecemos”, diz.

Para ela, o Sesc desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da comunidade. “Embora não ofereçamos cursos profissionalizantes, as atividades que proporcionamos alegram a população e contribuem para o seu desenvolvimento”, finaliza Mônica Magalhães.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *