Sesc-PR lança campanha de combate ao mosquito da dengue, em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 31/01/2022 às 11h37 Atualizado 17/02/2024 às 00h54

O Serviço Social do Comércio Paraná (SESC), lançou nesta segunda-feira, 31, a campanha estadual “Aqui o mosquito não entra”, na sede localizada no bairro Itiberê, em Paranaguá. O projeto faz referência a eliminação dos focos do mosquito da dengue por meio de ações coletivas que buscar reduzir a disseminação do inseto transmissor de doenças.

A Educadora em Saúde, Katiane Arndt, explicou como irá funcionar a dinâmica, desde baixar o aplicativo, montar a equipe e os registros. “A Campanha deste ano do Sesc visa à remoção mecânica dos focos do Aedes aegypti. A novidade deste ano é que teremos um aplicativo, onde os moradores de Paranaguá poderão formar as suas equipes e auxiliar no combate à dengue eliminando a água parada ou qualquer outro meio que auxilie na reprodução do mosquito”, disse Katiane.

As atividades do “Aqui o mosquito não entra” também podem ser aplicadas nas escolas interessadas em receber a equipe do SESC, os espaços educativos podem entrar em contato pelo (41) 3427-5200 e uma equipe prepara palestras e orientações aos professores e alunos. “Nós recebemos diversos pedidos de professores, que eles pudessem formar também equipes em suas escolas e a partir de hoje isso é possível. Basta instalar o aplicativo do Sesc no seu celular e você irá encontrar uma aba com detalhes de como cadastrar a sua equipe e enviar fotos dos pontos onde os focos foram eliminados”, reforçou. 

Competição entre cidades

A disputa entre as cidades será baseada na quantidade de pontos gerada pelas equipes, não haverá limite registros enviados ao aplicativo.  As pontuações são intransferíveis entre perfis, mesmo que estes sejam do mesmo participante. Por isso, o Sesc Paraná recomenda que, caso o participante precise resgatar o e-mail de cadastro, entre em contato com a Unidade Sesc da sua cidade e não realize duplo cadastro, para que sua pontuação seja otimizada em um único perfil. 

Outro ponto importante será a análise de cada foto inserida pelos participantes e, em caso de reprovação da foto, a pontuação é diminuída do score do participante.

O aplicativo fica disponível a partir de hoje no site do Sesc ou nas lojas de aplicativos da Play ou App Store. A campanha estará aberta a todos até 30 de abril.