Silvana Leal: mãe, assessora parlamentar, professora, cerimonialista […]


Por Publicado 10/03/2020 às 09h07 Atualizado 15/02/2024 às 08h26

“Administradora nata, sua essência mostra a cada dia o quanto ela pode em um espaço de 24 horas usar sua flexibilidade, sem perder seu foco; e o que é melhor, mesmo planejando estrategicamente cada hora da sua jornada, ela consegue ainda acolher qualquer imprevisto que o dia possa lhe oferecer. Ela joga, marca, ataca, defende, dribla e sabe com sutileza atingir e alcançar sua vitória”, é assim que a Silvana Leal resume a mulher.

Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná e graduada em Administração de Empresas, com ênfase em Gestão de Negócios, possui uma licenciatura no Curso de Formação de Docentes, pós-graduada em Administração e Marketing, Despachante Aduaneira, é também palestrante, instrutora de cursos, professora em cursos de pós-graduação, atuando há mais de 25 anos em cerimonial e eventos políticos, sociais, empresariais e acadêmicos.

Sua extensa formação lhe deu a oportunidade de trabalhar como assessora nos Portos Paranaenses e na Secretaria de Representação do Paraná, em Brasília. Silvana atuou também como apresentadora de jornal e programas de televisão e rádio, e de gravações comerciais em diversos veículos de comunicação.

Mãe de jornalista, ela relata que com sua vasta experiência no mercado de trabalho, o preconceito ainda existe, mesmo que de maneira velada. “Por mais que saibamos que o espaço ocupado pela mulher no cenário profissional vem se destacando no decorrer dos anos, lamentavelmente existe, de maneira velada por muitos, a questão da capacidade feminina em exercer ou desempenhar algumas funções. Inconcebível neste século, com tantos avanços, ainda existir a discrepância salarial das atividades exercidas pelas mulheres em diversos segmentos. O preconceito infelizmente ocorre naqueles desprovidos de inteligência, ética e nos que são limitados, cujo senso comum é nulo. Vejo com perplexidade e indignação às questões que envolvem o preconceito”, lamentou a assessora.

Natural de Ponta Grossa, Silvana comemora as conquistas adquiridas na cidade. “Tenho muito a comemorar, afinal há exatos 33 anos cheguei a Paranaguá para gerenciar um veículo de comunicação e fiz, neste município que tanto amo, meu projeto de vida profissional, onde posso garantir que só tenho a agradecer esta trajetória e as oportunidades recebidas”, contou.

Para a assessora, o dia 8 de março faz a mulher repensar no quanto ela pode ir além.

“A data comemorada é de extrema relevância, pois nos faz repensar o quanto avançamos e o quanto podemos ir além. Até porque garra, força e coragem acompanham todas aquelas que realmente sabem onde desejam chegar! Avançar é preciso […] e acreditar é fundamental!”