SIMEPAR diz que três cidades bateram o recorde de mínimas no litoral


Por Marinna Prota Publicado 30/07/2021 às 14h53 Atualizado 16/02/2024 às 08h47

O frio intenso segue presente e com temperaturas baixas em diversas cidades do Paraná. Na madrugada desta sexta-feira (30), 3 municípios localizados no Litoral apresentaram recordes de temperaturas mínimas para o ano. As estações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registraram temperaturas entre 2,8 e 5,5 nas cidades que bateram as médias mais baixas na região.

O declínio das temperaturas é resultado de uma massa de ar polar que avançou pelo Paraná entre segunda e terça-feira (26 e 27), que deve mantê-las baixas até o fim de semana. “A diferença de resfriamento em relação aos outros dias desta semana é que nesta sexta-feira houve pouco vento, então a sensação térmica está muito mais próxima ou condizente com os valores apresentados pelos termômetros”, explicou Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

As estações do Simepar apontaram nesta semana recordes de temperaturas mínimas em 2021 nos municípios de Antonina (2,8ºC), Guaratuba (5,0ºC), e Paranaguá (5,5ºC).

“Com essas temperaturas tão baixas é quase que inevitável que a geada apareça em muitos municípios paranaenses no amanhecer, até mesmo no extremo Norte ou em parte da faixa litorânea do Estado”, disse Jacóbsen.

Para o final de semana, de acordo com o Simepar, ocorrerá uma grande amplitude térmica entre sábado e domingo. O Paraná deverá apresentar temperaturas baixas ao amanhecer, mas com tardes ensolaradas e mais quentes.