Solidariedade e rock’n roll: terceira edição do Rock de Peito Aberto acontece no sábado (28), em Paranaguá


Por Amanda Batista Publicado 19/10/2023 às 16h20 Atualizado 19/02/2024 às 02h42
Para participar, é necessário comprar o ingresso por meio do WhatsApp ou nos pontos de venda. Foto: arquivo pessoal.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Hangar Rock Burguer Bar recebe uma mistura de solidariedade e rock’n roll na 3ª Edição do Rock de Peito Aberto. O evento beneficente acontece no sábado (28), a partir das 20h, e conta com shows de 15 bandas locais.

Entre as atrações deste ano estão: Mitzrael, Pólvora, Tio Brother, Hally Gally, The Revenge, Violet, Rock City Devils, Kojaks, Mangue Soul, Meu Caneco, Magrone, Tom, Guilherme Costa, Léo Damião, Olhar 43 e Dj Cinthia Costa.

Para participar, é necessário comprar o ingresso por meio do WhatsApp: (41) 98766-9837 ou adquirí-lo no valor de R$ 40 nos pontos de venda NTX Camisetas e Uniformes e Restaurante Di Legno. Toda a quantia arrecadada será destinada ao Instituto Peito Aberto de Paranaguá, que atende pacientes diagnosticadas com câncer de mama.

De acordo com uma das organizadoras, Cristiane Frazeto, a expectativa é de que o evento reúna cerca de 250 participantes. “Todos os anos nos surpreendemos com a adesão do público. No primeiro, em 2021, tivemos que limitar os ingressos por conta da pandemia, mas em 2022 superamos nossas expectativas. Agora, esperamos mais de 250 pessoas que além de se divertir vão contribuir com uma causa tão importante”, destaca.

A diretora executiva do Instituto, Fabiana Parro, explica que a arrecadação do Rock Peito Aberto será aplicada na compra de materiais para as oficinas, ajuda em medicamentos e exames para as pacientes, assim como nos custos de manutenção do local.

Entre as atividades beneficiadas está a remada, realizada em parceria com o Paraná Hoe. “Serão adquiridos coletes salva vidas, para que elas possam remar com segurança. Essa é uma das atividades que desenvolvemos como forma de reabilitação dos movimentos dos braços, muitas vezes, acometidos com a cirurgia da retirada das mamas”, explica.

Histórico do evento

O Rock de Peito Aberto foi criado em 2021 por Alexandra Ribeiro Koslok, de 42 anos, e Cristiane Frazeto, de 47. As duas amigas resolveram realizar o evento beneficente no período em que faziam tratamento contra o câncer de mama.

Para Cristiane, que precisou fazer quimioterapia por um ano, esta foi uma forma de apoiar o instituto, que a acolheu num período de fragilidade, e ajudar outras mulheres que passam pelo tratamento. “A possibilidade de ajudar outras mulheres que passaram pelo tratamento é o que me move, é muito gratificante saber que a gente consegue fazer uma diferença tão significativa”, afirma a organizadora.

Já para Alexandra, além de apoiar financeiramente, o evento também serve para alertar mulheres sobre a importância da prevenção. “A falta de acesso à informação adequada e o medo de falar a respeito do câncer de mama ainda são fatores que afetam o diagnóstico da doença. Eu acredito que é fundamental desconstruir tabus em relação à doença. Afinal, a detecção precoce aumentou as minhas chances de cura, reduziu a agressividade do meu tratamento e fez com que não precisasse passar pela quimioterapia”, ressalta.

Sobre o instituto Peito Aberto de Paranaguá

O Instituto atua na cidade desde 2014, atendendo mulheres com câncer de mama, independente se possuem convênio ou se são atendidas pelo SUS. O objetivo do Peito Aberto é acolher as pacientes, oferecer suporte psicológico e reabilitar mulheres que estão em tratamento para que elas retornem às suas atividades diárias sem sequelas.

Hoje, a organização atende 110 mulheres e suas famílias, com uma equipe de 50 voluntários, dentre eles: psicóloga, terapeutas, fisioterapeutas, assistente social, dentista, advogado, entre outros. Além disso, ela também possui um banco de perucas com mais de 350 perucas cadastradas, doadas gratuitamente para todo o Brasil.