Sucesso da abertura da Copa Mundo do Futsal rendeu arrecadação de duas toneladas de ração animal


Por Flávia Barros Publicado 20/05/2023 às 22h51 Atualizado 18/02/2024 às 11h50

Foi um espetáculo para guardar na memória e que também marcou a primeira parceria entre as secretarias de Esportes e de Meio Ambiente de Paranaguá. No último dia 15, a Arena Albertina Salmon recebeu o jogo de abertura da Copa Mundo do Futsal Sub-21 – Etapa Mundial, que teve como estrela principal o ídolo da modalidade, Falcão. Para assistir à partida, o público precisou trocar o ingresso por 1 kg de ração animal. O objetivo era o de contribuir com as Organizações Não Governamentais (ONGs) protetoras de animais que atuam na cidade.

No total, foram arrecadadas duas toneladas de ração para serem destinadas a quatro ONGs: Amigos Protetores, Focinhos Carentes, Gata Angorá e Francesco Bernardone.

Passada a missão da abertura, mas com a cidade ainda em clima de competição internacional até esta terça-feira (23), quando ocorre a partida final, o prefeito Marcelo Roque (Podemos) acompanhou a equipe que fez a organização e contagem das doações, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), e destacou a importância de contar com o apoio da população.

É muito gratificante ver que nossa população comprou a ideia, esteve em massa na Arena Albertina Salmon e, o mais importante, contribuiu com 1 kg de ração e continua colaborando nos demais jogos com a doação de alimentos. Essa parceria entre as secretarias de Esportes e de Meio Ambiente é muito importante e vai beneficiar as ONGs da nossa cidade”, afirmou.

Já o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, adiantou que essa foi apenas a primeira parceria entre as pastas. “Foi o primeiro evento esportivo com essa iniciativa e já vimos que deu certo, a população aderiu, foi um sucesso e com certeza mais eventos vão acontecer para este tipo de arrecadação. Diariamente, as ONGs utilizam 50 kg de ração e é por isso que ações como esta são muito importantes para que este trabalho espetacular continue acontecendo”, destacou o secretário.

Prefeito Marcelo Roque com as equipes das secretarias de Esportes e Meio Ambiente fizeram ação conjunta que resultou na arrecadação de 2 toneladas de ração. Foto: Prefeitura de Paranaguá


Sem perda de tempo


O presidente e fundador da ONG Amigos Protetores, Gael Antunes, contou ao JB Litoral que a entrega da ração aos voluntários começou assim que a contagem foi finalizada, na quarta-feira (17). “Já começamos a entregar no mesmo dia porque somente a ONG Amigos Protetores tem, em lares temporários, quase 400 animais que damos assistência. Animais que foram abandonados, vítimas de maus tratos e que foram resgatados pelos voluntários da ONG”, detalhou Gael.

A ação foi muito importante para fortalecer a causa animal, conscientizar a população e também para ajudar os animais e as ONGs envolvidas, porque o custo da ração é muito alto e constante”, finalizou Gael, que acompanhou o prefeito Marcelo Roque na contagem final da ração, juntamente com a representante da ONG Focinhos Carentes, Isabela Patitucci.