Sucesso nos esportes: Paranaguá brilha nos Jogos Abertos e Paradesportivos do Paraná


Por Luiza Rampelotti Publicado 27/11/2023 às 17h34 Atualizado 19/02/2024 às 05h54

*Com informações da SESPOR

Paranaguá protagonizou um final de semana (de sexta-feira, 24, a domingo, 26) memorável na 65ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), durante a fase macrorregional realizada em Pato Branco. Representando a cidade, quatro modalidades esportivas conquistaram resultados expressivos, destacando o talento e a determinação dos atletas parnanguaras.

O basquete masculino fez bonito ao assegurar a medalha de bronze em uma partida emocionante contra Maringá, com um placar parcial de 73 x 53 a favor da delegação de Paranaguá. O vôlei de praia masculino também brilhou, garantindo a posição de destaque no pódio ao conquistar a medalha de prata.

No entanto, o grande destaque ficou por conta do handebol, tanto masculino quanto feminino, que se sagraram campeões da categoria e conquistaram a medalha de ouro. “A equipe demonstrou habilidade, estratégia e trabalho em equipe, consolidando o sucesso do município na competição”, avalia o secretário municipal de Esportes, Helton Ambrósio.

O xadrez também teve um representante de destaque nos Jogos Abertos. Jonathan Oliveira mostrou maestria ao conquistar o título de campeão nas modalidades Relâmpago e Convencional, levando o nome de Paranaguá ao topo do pódio e enchendo de orgulho a torcida local.

Helton Ambrósio expressou sua satisfação com os resultados obtidos pelos atletas da cidade. “Agradeço a todos os atletas que honraram a nossa cidade e com muito orgulho eu os parabenizo pelos resultados. Também meus agradecimentos ao prefeito Marcelo Roque, que tem investido e acreditado no esporte em Paranaguá para que resultados como esses aconteçam” diz.

Ele ressalta que o reconhecimento do sucesso esportivo é acompanhado pelo investimento contínuo da administração municipal, que tem enxergado no esporte uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da juventude e para a construção de uma comunidade mais saudável e unida.

Jogos Paradesportivos do Paraná

Paranaguá também fez história nos Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS), realizados em Foz do Iguaçu, entre os dias 19 e 22 de novembro. Mais de 2 mil atletas, representando 49 municípios paranaenses, participaram da competição, marcando o maior número de participantes desde a criação do evento.

A cidade de Paranaguá contou com uma equipe de atletas de alto rendimento nacional e internacional, além de participantes alunos da APAE e Eva Cavani.

Resultados expressivos

No primeiro dia de competição (20), os atletas parnanguaras brilharam, conquistando diversas medalhas:

  • Ouro no arremesso de peso – André Mathias, categoria F37 Deficiência Física Andante.
  • Ouro nos 100 metros Petra Categoria T72 – Edileusa dos Santos.
  • Ouro nos 100 metros Petra Categoria T71 – Vinícius Cabral.
  • Ouro nos 1500 metros Categoria T45 Deficiência Física Jean Carlos Dias.
  • 5ª colocação geral nos 100 metros Categoria Dl (Deficiência Intelectual) Oséias dos Santos.
  • Bronze no Lançamento de Disco Categoria F56 Ubiraci Nenemann.

No segundo dia (21), as conquistas continuaram a impressionar:

  • Prata no Lançamento de Club masculino Categoria F32 Deficiência Física – Ronaldo de Mello.
  • Ouro no Lançamento de Club Categoria F32 Deficiência Física – Vinícius Cabral.
  • Ouro nos 400 metros Categoria T45 masculino – Jean Carlos.
  • Ouro no arremesso de peso Categoria F32 masculino – Vinícius Cabral.
  • Prata no arremesso de peso Categoria F32 masculino – Ronaldo de Mello.
  • Ouro no Lançamento de Disco Categoria F37 – André Mathias.
  • Bronze Arremesso de peso Categoria F63 Feminino – Patrícia Berlim.

No último dia de competição (22), as medalhas também chegaram:

  • Prata no Lançamento de Disco Categoria F63 – Patrícia Berlim.
  • Prata no Lançamento de Dardo categoria F37 masculino – André Mathias.
  • Bocha Paralímpica: Bronze categoria BC1 masculino – Matheus Alves Leite.

Destaques

A delegação de Paranaguá foi elogiada pela organização e desempenho excepcional. Destaques individuais incluem André Mathias, que, aos 17 anos, já se destaca a nível nacional no lançamento do disco, e Jean Carlos Dias, que vem superando suas marcas a cada competição.

A estreia de Ronaldo de Mello no atletismo, vindo da bocha paralímpica, foi marcada por duas medalhas de prata. O atleta agora é fonte de inspiração e motivação para outros, representando a APAE e a Associação Paralímpica de Paranaguá (APP).

Agradecimentos e reconhecimentos

A professora Silmara França, técnica da APP, expressou sua gratidão à Prefeitura de Paranaguá, ao prefeito Marcelo Roque e ao secretário de Esportes Helton Ambrósio pelo apoio. Ela ressaltou que a equipe alcançou o esperado, superando as metas estabelecidas.

Em primeiro lugar preciso agradecer ao apoio da Prefeitura de Paranaguá, ao prefeito Marcelo Roque e secretário de Esportes Helton Ambrósio. Também quero agradecer à equipe de apoio da Secretaria de Esportes que nos ajudou com muito carinho na questão logística com os cadeirantes; às pessoas do apoio Staff (mães e apoio vindo das escolas), aos professores Rafael e Tatiane que, sem eles, isso não seria possível, e principalmente aos paratletas que são os protagonistas de todo esse resultado, que é um presente para Paranaguá! Eles levam o nome da cidade com muito orgulho no peito. Nossa participação foi dentro do esperado, com conquistas dentro do que tínhamos como objetivo. A competição aconteceu em dias muito quentes, o que causa grande desgaste físico nos atletas, porém conseguimos atingir o objetivo esperado que eram 15 medalhas”, disse.

Já o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, parabenizou os paratletas parnanguaras pelo sucesso, destacando a cidade como referência no esporte adaptado. Ele elogiou o esforço dos atletas, quebrando recordes pessoais e levando o nome da cidade ao pódio.

Com uma delegação forte e determinada, os atletas parnanguaras mostraram todo o seu talento e superação nas competições. Com performances excepcionais em diversas modalidades, a cidade se destacou como referência no esporte adaptado. Os atletas de Paranaguá não mediram esforços para alcançar seus objetivos, quebrando recordes pessoais e levando o nome da cidade ao pódio. Com muito orgulho e garra, eles demonstraram que as limitações físicas não são barreiras para o sucesso esportivo. Parabéns a todos os atletas de Paranaguá pelos resultados incríveis nos Jogos Paradesportivos e especialmente ao prefeito Marcelo Roque que tem investido para que essas conquistas sejam possíveis”, finalizou o secretário.