Superagui recebe caixas d’água e tem novo projeto de saneamento básico


Por Marinna Prota Publicado 28/09/2021 às 11h07 Atualizado 16/02/2024 às 14h34

Uma das Ilhas mais bonitas do litoral paranaense e destino turístico dos amantes da natureza está entrando em um processo de melhoria e implantação de um saneamento básico na comunidade. No último sábado (25) a companhia de saneamento responsável pela cidade de Guaraqueçaba, a Sanepar, realizou junto com a prefeitura, a entrega de caixas d’água para parte das famílias que vivem no local.

A emoção pode ser vista nos olhos de quem precisava emprestar o dispositivo de armazenamento de outros entes da família e sofria com a falta de recursos hídricos, principalmente na temporada. “Para mim é bom, pois está muito caro a caixa d’água. Eu não tinha uma, pegava emprestada da minha sogra, então era bem difícil ter água. Agora fico bem feliz. Eu agradeço mesmo, não tinha condições”, declarou Elizama Pires da Silva, que mora na comunidade de Superagui há 26 anos, com o marido e filha.

“Esse é o primeiro passo, a disponibilização destas caixas d’água para as famílias que não tem. Dando qualidade de vida durante a comunidade. O segundo passo, já com a Sanepar, nós estamos concluindo o projeto para o melhoramento total do saneamento da região. Será um projeto de mais ou menos R$500 mil, com um reservatório no meio da comunidade, de 30 mil litros, para que seja distribuído para todas as casas”, explicou a prefeita da cidade, Lilian Ramos Narloch, do PSC.

Para coordenador de relações com a comunidade da Sanepar, Roboão Senegaglia, “a importância deste programa Caixa d’Água Boa, que atende inúmeros municípios é enorme. Eu acredito que nós teremos condições de estender para outras famílias este projeto, que serão atendidas conforme as necessidades diagnosticadas pela prefeitura”.

Entregas mediante cadastro

A ação promovida pela entidade de saneamento e pela administração pública contemplou famílias que possuíam um cadastro no projeto de atendimento a pessoas de baixa renda. Foram cerca de 40 caixas distribuídas somente em Superagui, mas a previsão é de quem mais 120 sejam entregues para famílias das demais comunidades, como Ilha das Peças, Guapicum, Poruquara e Bertioga.

Temos a base de dados do cadastro único, elaborado pelo Serviço Social, depois foi encaminhado para a nossa representante na comunidade e foi feita uma visita in loco. Vamos fazer um levantamento no cadastro, para saber quantas famílias precisam destas doações e vamos solicitar, assim como foi feita com estas. Caso não tenhamos essas doações, vamos tentar subsidiar pelo município, pois é muito importante já que, principalmente na temporada, há bastante escassez de água”, completou a prefeita.

Cerca de 40 caixas d’água foram entregues para os moradores de Superagui. (foto: Diogo Monteiro/JB litoral)

O presidente da Câmara dos Vereadores, Ozeias Inácio, do PSC, comemorou a conquista. “Isso é uma novidade boa para o pessoal de Superagui. Em breve estaremos entregando caixas nas demais comunidades. Agora a água em Superagui vai ser toda bem tratada. Será ótimo para o povo ajudando a melhorar a saúde da comunidade”, destacou.

Raimundo Pinheiro Francisco, presidente da Associação dos Moradores de Superagui, disse que “a gente sabe da dificuldade que o povo passa, além do mais nesta época de pandemia. Durante o ano todo, mas também na temporada. Essas caixas d’água vieram no momento em que o povo mais precisava, já que não tinha condições financeiras de comprar. A gente sabe que era uma luta que fazia tempo que a comunidade precisava, que não tinha esse olhar para a comunidade, mas agora estamos felizes que a prefeita e sua equipe conseguiram essa solução para trazer água de qualidade para todas as casas e famílias”.