Surfista de Pontal se destaca em campeonato paranaense e parte para disputa em Santa Catarina


Por Amanda Batista Publicado 25/11/2023 às 11h28 Atualizado 19/02/2024 às 05h44
Entre 29 de novembro e 2 de dezembro, o compromisso dele será em Balneário Camboriú/SC. Foto: André Neto/Redes sociais.

*Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

O surfista do Balneário Shangri-lá, em Pontal do Paraná, Márcio da Veiga, de 48 anos, segue tendo um ano de 2023 com resultados tão expressivos que já fala em disputar todas as etapas do Campeonato Brasileiro de Surf em 2024. Entre 29 de novembro e 2 de dezembro, o compromisso dele será em Balneário Camboriú/SC, em mais uma etapa do Brasileiro Master.

O pontalense compete na categoria Grand Master, para atletas acima de 40 anos, e na categoria Kahuna, para surfistas com mais de 45 anos. Esse termo, Kahuna, é um título que se dava no Havaí a um sacerdote, mestre ou conselheiro. Daí a adoção do surf ao termo ‘master’ para os atletas mais veteranos.

Eu tenho 48 anos, surfo há 35, então já competi em vários estados, em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e, atualmente, sou líder do ranking estadual”, diz Márcio ao JB Litoral.

O surfista e pescador profissional também dá dicas para quem está começando. “Na minha época, os equipamentos eram de difícil acesso, eram caros, mas hoje em dia tem muito mais facilidade para surfar, também temos várias escolinhas em Matinhos e Pontal. Então, o que eu digo para a nova geração é que ela deve entrar em contato com o mar e assistir vídeos do pessoal surfando que ajudam muito”, destaca.

Líder no Paraná

Veiga lidera o ranking na categoria Grand Master e aguarda homologação da Federação Paranaense de Surf (FPS) sobre a realização de mais uma (e última) etapa de 2023 para se tornar o campeão paranaense deste ano. O título ele já trouxe para Shangri-lá quando venceu o Paranaense em 2022, na categoria Grand Master.

Conquistas em Santa Catarina

Com os bons resultados e a liderança tranquila no ranking do Paraná, o negócio é beliscar uns resultados no estado vizinho. Em 18 de novembro, ele venceu uma das três etapas do Campeonato Catarinense. Primeiro lugar no São Chico Eco Festival, disputado em São Francisco do Sul. O resultado conta pontos no Ranking da Prainha.

Na soma, Veiga é o campeão da Kahuna 2023 depois de vencer a 1ª etapa, ficar em 3º lugar na 2ª etapa e conseguir o 2º lugar na 3ª e última etapa. Na categoria Grand Master ele competiu em apenas uma etapa, mas conseguiu o primeiro lugar. Assim, o pontalense ganha cada vez mais destaque no surf catarinense.

Vitória em casa

No quintal de casa, em Pontal, ele venceu recentemente o Surf Challenge em duas categorias, a Master e a Grand Master. O evento foi disputado nas ondas de Ipanema em 22 de outubro, válido pela 5ª etapa do Circuito Paranaense de Surf, com supervisão da FPS e apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes Cultura Lazer e Juventude.

O surf na minha vida é tudo. Eu também sou pescador profissional, não consigo ficar longe do mar, então, tenho certeza vou passar o resto da minha vida surfando”, conclui Veiga.