Talento parnanguara; atleta de 7 anos ganha Bola de Ouro e é destaque no futsal paranaense


Por Redação Publicado 01/03/2023 às 14h10 Atualizado 18/02/2024 às 05h49
José Pedro Mendes tem apenas 7 anos e é uma das grandes promessas no futsal do estado. Foto: Arquivo pessoal

Nascido e criado em Paranaguá, o pequeno José Pedro Mendes, de apenas 7 anos, é uma das grandes promessas no futsal do estado. O menino, que começou a treinar ainda aos 5 anos, já é campeão municipal, vice-paranaense sub-6, campeão estadual sub-6 pelo Hope Internacional Futsal e, ainda, ganhou o título de Bola de Ouro como o melhor goleiro sub-6 do Paraná, em Foz do Iguaçu.

O garoto tomou gosto pelo esporte quando entrou no projeto Geração do Bem, há cerca de dois anos. A treinadora, Juliana de Moura, percebeu que o pequeno José Pedro tinha talento como goleiro, então o presenteou com um par de luvas para incentivá-lo a frequentar as aulas.

“Quando ele começou a jogar, nunca tinha pegado numa bola. Na segunda das aulas, ele já estava se destacando na lateral esquerda. Logo depois do primeiro amistoso, enquanto ainda tinha 5 anos, a professora viu que ele tinha talento como goleiro e o incentivou a treinar nesta posição”, lembra a mãe, Katiucia Christina.

Até entender a importância do goleiro para o time, José Pedro lamentava por não poder marcar gols como seus colegas, conta a mãe. “Quando ele me contou sobre isso, eu expliquei que a cada defesa que ele fazia era como um gol para o time. Também falei sobre como o goleiro da Argentina foi importante para que eles ganhassem a Copa do Mundo. Depois dessa conversa, a paixão dele pela posição reacendeu e voltou a treinar com todo entusiasmo”.

A conversa com a mãe e a vitória no Campeonato Estadual, onde ganhou o título de goleiro menos vazado ao sofrer apenas dois gols durante a competição, deram um novo gás no menino, que, ao chegar da viagem, foi para o colégio e treinou na noite daquele mesmo dia.

“Quando eu perguntei se ele não queria ficar para descansar, ele me falou assim: ‘Não, mãe, eu tenho que continuar porque agora eu não posso faltar nenhum dia de treino’”, diz Katiucia.

Após dois anos de experiência, o jogador mirim agora faz parte do time Hope Internacional Futsal, de Curitiba, e do Carcará Futsal, de Paranaguá. A agenda do garoto, que intercala entre treinos no Carcará e Hope, é cheia durante toda a semana, mas não compromete os estudos e lazer.

Para arcar com as despesas do transporte, alimentação e hospedagem, a mãe conta que usa até o dinheiro das contas, pois sua prioridade é investir no sonho do filho.

“Ainda neste ano, ele vai disputar a Taça Brasil, que será realizada em João Pessoa, Pernambuco. Para buscar patrocinadores fazemos rifas, vendemos bolo e todo o possível para arrecadar dinheiro e incentivá-lo no sonho de ser um campeão reconhecido em todo o Brasil”, conclui.

Projeto Geração do Bem

Responsável por colocar o pequeno Pedro no mundo dos esportes, o projeto Geração do Bem foi criado em 2018 com apenas quatro crianças. Atualmente, já são dezenas de jovens e crianças atendidas nos campos da cultura, esporte e educação.