Tartaruga gigante de Pontal do Paraná ganhará “casa nova”
Há pouco mais de três meses, em 23 de maio, Dia Mundial da Tartaruga, o JB Litoral trouxe a notícia sobre a inauguração da escultura da tartaruga gigante, em Pontal do Sul, em uma das áreas de reprodução do animal, na região. Nesta terça-feira (29), a Prefeitura de Pontal do Paraná divulgou que a figura enorme e simpática está prestes a ganhar uma casa nova e mais agradável para quem a visita. A Praça da Tartaruga está em obras para receber pavimentação em paver, acessibilidade, iluminação decorativa, bancos e paisagismo.
Desenvolvimento
As obras e intervenções para urbanização custarão R$ 124.945,00 ao município, por meio da Secretaria de Projetos e Planejamento Urbano.
“Pontal é uma cidade que cresce e se desenvolve, mas o desenvolvimento apenas com números não é o ideal. É preciso saber preservar, aliar o turismo à ecologia e exaltar os animais que vivem aqui ou que escolhem Pontal para procriar”, defende o prefeito Rudisney Gimenes Filho, (Rudão Gimenes/MDB).
Já entrou na rota
A Praça da Tartaruga fica na avenida Beira Mar, esquina com a Alameda das Encantadas, há uma quadra da orla de Pontal do Sul. Mesmo com pouco tempo desde a inauguração, o local já é ponto turístico conhecido em Pontal do Paraná.
“Ficha técnica”
Esculpida em concreto armado, a estátua da Dermochelys Coriacea (mais conhecida como tartaruga gigante, do artista Guilherme Ferreira, o Índio Artesão) mede 10,2 metros de comprimento por 6,5 metros de largura.
Ameaçada de extinção, é a maior espécie de tartaruga do mundo. Durante a temporada de reprodução a fêmea chega a vir à praia em torno de dez vezes para fazer ninhos e desovar. Em cada ninho, deposita aproximadamente 100 ovos. Já foram registradas desovas em Pontal do Paraná em 2007, 2010, 2014 e 2020, a maioria em Pontal do Sul.