Portos do Paraná, Rocha e TCP recebem hoje prêmio da ANTAQ


Por Marinna Prota Publicado 14/10/2021 às 12h07 Atualizado 16/02/2024 às 16h06

Neste dia 14 de outubro, três empresas vão representar o litoral paranaense em um dos principais eventos do setor de transportes aquaviários. Os vencedores do Prêmio ANTAQ 2021, concedido de dois em dois anos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, serão apresentados em um evento com autoridades de todo o país e representantes das maiores empresas do ramo no Brasil.

O Prêmio ANTAQ tem por finalidade reconhecer as iniciativas que se destaquem por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica e disseminar as boas práticas de operação e gestão do setor. Neste ano, três empresas de Paranaguá foram selecionadas para a premiação, Portos do Paraná, Rocha Terminais e o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).

Neste ano, serão premiados trabalhos nas categorias “Desempenho Ambiental”, “Iniciativas Inovadoras”, “Artigo Técnico-Científico” e “Conformidade Regulatória”. Ao primeiro, segundo e terceiro lugares de cada uma das quatro categorias ou modalidades do Prêmio será destinado um troféu. Na categoria “Artigo Técnico-Científico”, além do troféu, os melhores trabalhos serão publicados, com a devida menção de sua condição de participante da edição do Prêmio ANTAQ 2021.

Desempenho Ambiental

Na categoria “Desempenho Ambiental”, são premiadas as Autoridades Portuárias dos Portos Organizados e os Terminais de Uso Privado -TUP avaliados no Índice de Desempenho Ambiental – IDA, em duas modalidades: “Maior Índice de Desempenho Ambiental 2020” e “Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental-IDA 2019/2020”. Participaram da avaliação nessa categoria, este ano, 31 portos públicos e 92 terminais privados.

Na modalidade “Maior Índice de Desempenho Ambiental 2020”, foram selecionados entre os portos públicos os portos de Paranaguá (PR), Itajaí (SC) e Terminal Portuário de Pecém (CE). Entre os terminais privados – TUP, os selecionados foram: Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), Portonave – Terminais Portuários de Navegantes (SC) e Porto Itapoá Terminais Portuários (SC).

Conformidade Regulatória

Na categoria “Conformidade Regulatória”, a ANTAQ premiará 21 empresas que apresentaram, no quinquênio 2016-2020, as melhores conformidades regulatórias, conforme o novo modelo de perfil de risco da fiscalização da Agência, em sete modalidades das áreas de Navegação – Interior e Marítima e de Portos – públicos e privados.

  • Categoria: Porto Organizado
    • Companhia Docas de São Sebastião
    • Companhia Docas da Paraíba
    • Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina
  •  Categoria: Arrendamento 
    • TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá,
    • Rocha Terminais Portuários e Logística S.A.
    • Vale S/A.