Temperatura máxima despenca 10 graus nesta terça-feira (5) e não passa dos 17 na quarta (6), em Paranaguá


Por Flávia Barros Publicado 04/09/2023 às 22h53 Atualizado 18/02/2024 às 22h26
Chuva chegou derrubando a temperatura. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Os parnanguaras devem estar se perguntando o que mais falta acontecer neste inverno. Novamente as temperaturas sofrem grande oscilação e, desta vez, caem 10 graus de um dia para o outro. Nesta segunda-feira (4), a temperatura máxima chegou aos 34 graus, em Paranaguá. Já nesta terça (5), não passará dos 24 graus e a mínima será de 16ºC, tudo isso devido às áreas de instabilidade que chegaram com mais força na noite desta segunda, provocando pancadas de chuvas com raios e rajadas de ventos moderados a fortes. Às 20h rajadas de vento alcançaram 90 quilômetros por hora na região de Curitiba, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), e o temporal veio em direção ao Litoral.

Como ficará

Nesta terça-feira (5), ainda há possibilidade de chuvas durante a madrugada, principalmente entre o leste e o norte do Paraná, com nebulosidade mais persistente no Litoral. Já na quarta-feira (6) ocorrerá a temperatura mais baixa da semana, variando entre 16ºC e 17ºC, com o sol escondido entre nuvens. Para o feriado de 7 de setembro, a previsão se mantém semelhante à quarta-feira, com temperatura em discreta elevação, chegando aos 19 graus, com tempo também nublado.

De acordo com o Simepar, o sol só deve voltar a aparecer com força na sexta-feira (8).

Muita chuva

Na última sexta-feira (1º), o Simepar divulgou que em agosto de 2023 choveu perto da média histórica na maior parte do Paraná. No leste do Estado, entre a RMC e Litoral, a chuva ficou acima da média climatológica. A causa, segundo o instituto, foi o deslocamento de, pelo menos, dois sistemas frontais mais organizados, os quais provocaram chuvas mais abrangentes. O destaque para o período ficou entre 7 e 13 de agosto, com muita chuva e tempestades em várias regiões.