Temporada de cruzeiros em Paranaguá: passageiros compram sapatos, querem ver praias e conhecer a gastronomia regional


Por Flávia Barros Publicado 22/12/2023 às 13h07 Atualizado 19/02/2024 às 08h38
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Receita de sucesso: o investimento na divulgação dos passeios e atrativos da região, aliado ao boca a boca feito por passageiros que descobrem as belezas do Litoral tem funcionado. Com isso, cada vez mais turistas desembarcam dos cruzeiros para curtir o dia em Paranaguá e outras cidades da região.

A temporada de embarques e desembarques com os navios da MSC Cruzeiros começou no último dia 1º, quando 400 passageiros optaram por descer da embarcação e apreciar os passeios, a gastronomia e o comércio local. Na segunda semana, esse número já subiu para 1.300 pessoas, de diversas nacionalidades e vários locais do país. E, na semana passada, cerca de 1.500 passageiros, o que representa mais da metade dos embarcados, quiseram descer do MSC Lirica e conhecer a região.

Primeiras impressões

juca
O diretor-executivo da Adetur Litoral, Juca Ferreira, revela que sapatos estão entre os itens que os turistas mais gostam de comprar em Paranaguá. Foto: JB Litoral

Para saber quais os destinos mais visitados e as compras mais frequentes que esse início de temporada tem revelado, o JB Litoral conversou com o diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), José Reis de Freitas Neto, o Juca.

De acordo com ele, a Ilha do Mel tem sido o destino mais escolhido para os passeios. “Nessas primeiras paradas foi para a Ilha do Mel, que deu uma média de quase 300 pessoas fazendo os passeios na região de Paranaguá. Ainda temos Matinhos e outros roteiros também já sendo procurados, como Morretes”, diz Juca.

Sobre quanto cada um desses turistas tem injetado na economia local, o presidente da Adetur Litoral afirma que ainda é cedo para precisar, mas que já é possível fazer uma estimativa. “A gente estima que seja um ticket médio de R$ 400 a R$ 500 por visitante”, revela.

Curiosidades


Os turistas descem do navio para seguir vendo o mar. “Temos observado que um dos principais pedidos dos turistas é ir ver as praias, e vemos também eles comprando muito sapato. O interesse deles é por vestuário, sapatos, principalmente calçados, porque o nosso preço é bem atrativo para eles. Claro que são três semanas apenas, então ainda vamos ter uma análise melhor por meio de pesquisa que ainda está sendo realizada”, conta Juca. “Mas algumas informações que temos é que a parte de receptividade da cidade está bem alta, sendo muito bem avaliada”, completa.

É o começo


Ainda segundo o presidente da Adetur Litoral, essa primeira temporada no Paraná representa o começo de uma estruturação turística para Paranaguá, principalmente da parte do trade e da iniciativa privada. “Então, agora já temos o fortalecimento do Convention na cidade, vendendo o receptivo de Paranaguá, coisa que não tínhamos. O receptivo, em eventos, para a gente poder vender pacotes, com capacidade de se expandir, como o City Tour, que não tinha mais e voltou a acontecer; uma movimentação que começa a abranger mais os restaurantes, as sorveterias, confeitarias. Então, esse é o movimento natural das coisas e acreditamos que é daí para frente”, analisa Juca.

Cartão de visita


Mas se esse início de história de amor entre Paranaguá e os cruzeiros já agrada tanto, Juca reforça que é apenas o começo do que pode, e ele espera que venha a ser. 

Nossa missão principal é que nessa temporada de 2023/2024 o receptivo funcione. Então, que o visitante tenha uma boa experiência em Paranaguá, que seja bem atendido nos restaurantes, consiga fazer suas compras, levar seus presentes, que ele tenha uma boa experiência e veja a vantagem em estar aqui em Paranaguá, e que isso abra as portas para outras operadoras. Que Paranaguá se consolide como um ponto, um porto turístico”, finaliza.