Tesouros naturais do Litoral: conheça quatro parques incríveis para visitar neste verão


Por Luiza Rampelotti Publicado 05/01/2024 às 21h35 Atualizado 06/02/2024 às 14h19

Nas ensolaradas praias e ilhas do Litoral, há mais do que apenas areia e mar. Além das belezas à beira-mar, há experiências incríveis que contribuem para a preservação da natureza.

O JB Litoral separou quatro parques espetaculares que oferecem um mergulho profundo no patrimônio natural da região. Os moradores e veranistas podem aproveitar a temporada de verão para conhecerem os locais.

Parque Estadual do Palmito: o refúgio da Mata Atlântica

Localizado em Paranaguá, o Parque Estadual do Palmito abrange 1.782,44 hectares de vegetação nativa e é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral desde 1998. Com o objetivo de preservar a Mata Atlântica, o parque possui trilhas fascinantes, como a Trilha do Jacu (6,5 km) e a Trilha Neuton (13 km). O visitante pode observar diversas espécies de árvores, incluindo o palmito-juçara e a figueira.

O parque funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada aos sábados e domingos mediante agendamento prévio.

Endereço: os visitantes devem seguir no GPS a seguinte coordenada: 25°35’35.6″S 48°33’34.7″W. Pela BR-277, é indicado acessar a PR-407 (estrada das praias) e seguir em direção ao balneário Praia de Leste. Para quem está em Matinhos e Pontal do Paraná, via PR-412, é preciso acessar a PR-407 e seguir em direção à Paranaguá.

Parque Estadual do Palmito. Foto: IAT-PR

Parque Estadual Rio da Onça: da transformação à preservação

Em Matinhos, o Parque Estadual Rio da Onça conta uma história de transformação. Antigo lixão entre 1968 e a década de 1990, o local agora é uma Unidade de Conservação com 118 hectares de Mata Atlântica preservada. Com cinco trilhas demarcadas, o parque é acessível a todos os perfis de visitantes. Destaque para a Trilha Grande, com pontes suspensas e o Mirante das Bromélias. Aberto de quarta-feira a segunda-feira, das 8h às 17h, o parque requer agendamento para grupos de 10 pessoas ou mais pelo telefone (41) 3453-2472.

Endereço: rua Argentina, 99, Matinhos.

Parque Estadual Rio da Onça. Foto: Denis Ferreira Netto

Parque Estadual Pico do Marumbi: o palco da escalada

Considerado um dos principais palcos para a escalada no Brasil, o Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes, recentemente reabriu suas atividades de camping. Com 8,7 mil hectares, o parque abriga a antiga Ferrovia Paranaguá-Curitiba, cachoeira Salto dos Macacos e o lendário Caminho do Itupava. Importante notar que a assinatura do termo de conhecimento de risco é obrigatória. Contato: (41) 3432-0019.

Endereço: para chegar ao parque, os visitantes podem ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes. De lá, um ônibus municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima. Para ir de carro, basta seguir pela BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa, seguindo até o vilarejo de Porto de Cima. Os oito quilômetros restantes, até a Estação do Marumbi, devem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4×4.

Parque Marumbi. Foto: Erica Fernanda/IAT

Parque Estadual Pico Paraná: desafio nas alturas

Para os amantes de escalada, o Parque Estadual Pico Paraná é um desafio nas alturas. Com formações rochosas impressionantes, incluindo o Pico Paraná (1.877,39 m), a caminhada até o cume leva de 6 a 10 horas. Localizado na Serra do Mar, passando por Campina Grande do Sul e Antonina, é a opção perfeita para quem busca experiência e fôlego extra.

Endereço: para chegar, basta acessar a BR-116, e, passando pelo Posto do Tio Doca, entrar à direita na Ponte do Rio Tucum, seguindo por 6 km, passando pela Fazenda Pico Paraná e Fazenda Rio das Pedras, até a base do IAT no final da estrada.

O Pico Paraná é o mais alto do Sul. Foto: Dennis Ferreira Neto

*Com informações da AEN