Tragédia em Pontal do Paraná: desabamento em supermercado deixa 3 mortos e 12 feridos
ATUALIZAÇÃO: Buscas encerradas às 11h30 deste sábado (23), após mais de 16 horas de trabalho.
A sexta-feira (22) era para ter sido um dia de muita alegria para Pontal do Paraná: a inauguração de um novo mercado, com mais de 100 oportunidades de emprego e crescimento econômico para a região. No entanto, o que era para ser um dia de festa rapidamente se transformou em um cenário de horror quando, por volta das 18h50, a laje do Super Rede, no balneário Canoas, desabou, deixando inúmeros feridos e desespero.
O mercado estava lotado na hora do incidente, e os estragos foram imediatos e devastadores. Escombros se espalharam pelo local, deixando pessoas presas sob os destroços e outras lutando para escapar da tragédia. As equipes de resgate chegaram rapidamente ao local, e enfrentaram condições desafiadoras, com o risco iminente de novos desabamentos.
Para auxiliar nos esforços de resgate, equipes de diversas cidades vizinhas, como Paranaguá, Matinhos e Guaratuba, além do Grupo de Operação de Salvamento Tática (GOST) do Corpo de Bombeiros de Curitiba, foram convocadas. As equipes trabalharam incansavelmente durante toda a noite em busca de salvar vidas.
Na manhã seguinte (23), os esforços de resgate continuavam, enquanto os bombeiros procuravam por possíveis vítimas ainda soterradas. Contudo, às 7h10 a notícia: três funcionárias morreram. Por outro lado, 12 pessoas foram resgatadas com vida, sendo três em estado grave e nove com ferimentos leves.
De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), as vítimas fatais são:
- RAYSSA BATISTA SANTOS – 18 anos.
- CAMILLE VITÓRIA DE SOUZA DIAS – 19 anos.
- PRYSCILLA MARIS TASCHEK FARRO – 36 anos.
“As operações de remoção dos escombros e busca por possíveis vítimas, ainda não confirmadas, seguem sendo conduzidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná“, informou o major Fabricio Frazatto dos Santos, comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, responsável pelo Litoral.
Prefeito e governador lamentam o ocorrido
Ninguém parece acreditar no que aconteceu. O prefeito Rudão Gimenes, que esteve no mercado no dia anterior à tragédia, para a solenidade de inauguração para convidados, lamentou o ocorrido. “Ontem estive com a minha família na inauguração do mercado Super Rede, um momento de alegria para a cidade. Agora a noite recebemos a triste notícia do desabamento da laje do mercado, e colocamos todos os esforços da Prefeitura no atendimento às vítimas e a equipe de socorro“, disse.
O governador Ratinho Júnior também se manifestou ainda na noite de sexta. “As equipes do Corpo de Bombeiros do PR estão mobilizadas para dar atendimento às vítimas de um desabamento em um supermercado em Pontal do Paraná. O comandante dos Bombeiros, coronel Manoel Vasco, está no local a nosso pedido para garantir todo suporte“, afirmou.
Caixas d’água cederam
Segundo as informações dos bombeiros, seis caixas d’água cederam, fazendo com que toda a estrutura de uma área de 50 metros quadrados, espeficificamente no setor da padaria, desabasse junto. É importante informar que as obras de construção do novo mercado, de propriedade do ex-prefeito de Matinhos, Eduardo Antônio Dalmora, começaram recentemente, com conclusão em março.
O Super Rede emitiu uma nota pública expressando sua solidariedade às famílias das vítimas. A empresa reiterou ainda sua disposição em colaborar com as autoridades competentes para esclarecer as circunstâncias da tragédia e as responsabilidades pelo ocorrido.
“A empresa Super Rede, vem a público informar que recebemos consternados a notícia da grande tragédia que se abateu sobre cidade de Pontal do Paraná. Prestamos a nossa solidariedade aos familiares das vítimas e a todos os Pontalenses, pedindo a Deus que conforte a todos. Nossos corações estão entristecidos por este acidente, que causou a perda de vidas preciosas e ferimentos em outros. Neste momento de dor e luto, expressamos nossos sentimentos às famílias que foram afetadas por esse acidente, oferecendo nosso apoio e nossas preces por sua força e conforto.
Estendemos também nossa gratidão ás equipes de resgate e profissionais de saúde e bombeiros que têm trabalhado incansavelmente para prestar assistência as vítimas.
A empresa Super rede também esclarece aos clientes e população sobre o acontecimento ocorrido no dia 22/03/2024 nas dependências do seu estabelecimento que: Já está dando toda a assistência e estrutura aos familiares das vitimas. E, desde o momento do fato vem prestando socorro às vítimas. Esclarece, que obra é nova e foi inaugurada dia 21/03/2024. A empresa contratada e responsável pela execução da obra é a
Construtora Junção Itda., cujo engenheiro responsável é o senhor Carlos Alberto Real, o qual já foi informado sobre os fatos.
Informamos também que foram contratados peritos para realizar a análise das lajes juntamente com a pericia cientifica e averiguar o que motivou o acidente. Por fim, informamos que a empresa Super Rede está a disposição para ajudar as autoridades e familiares das vítimas para esclarecimentos e apoio, mais uma vez deixamos nossos sentimentos e consternação“, divulgou.