Trapiche da Feira da Pesca Artesanal de Guaratuba passa por reforma


Por Luiza Rampelotti Publicado 31/01/2023 às 15h47 Atualizado 18/02/2024 às 03h52

Quem passa pelo trapiche da Feira da Pesca Artesanal, em Guaratuba, vê a movimentação da aguardada obra de reforma do espaço. A Prefeitura anunciou o início do trabalho nesta terça-feira (31), porém, a Bortolon Arquitetura e Incorporações foi contratada para o serviço em agosto do ano passado.

A empresa receberá R$ 403.6 mil para a reforma do Trapiche da Cooperativa de Pescadores, mais conhecido como Trapiche da Feira da Pesca Artesanal. Cinco meses depois do contrato assinado, finalmente, as obras foram iniciadas.

O secretário municipal da Pesca e da Agricultura, Cidalgo Chinasso, comenta sobre a realização da reforma. “A reforma do trapiche da Feira da Pesca Artesanal (antiga Cooperativa dos Pescadores) será realizada com recursos provenientes de emenda parlamentar da deputada Aline Sleutjes. A Secretaria da Pesca e da Agricultura, juntamente com as secretarias do Urbanismo e Meio Ambiente, elaborou o projeto civil e solicitou a licença ambiental para que fosse possível a execução desta importante obra”, diz.

O trapiche da antiga Cooperativa de Pescadores possui 652,09 metros quadrados. A reforma será fundamental para o desembarque da produção pesqueira, para a viabilização da pesca artesanal e para o turismo.

Desenvolvimento social e turístico

Guaratuba se destaca pela pesca artesanal, a qual parte da produção é destinada ao consumo familiar e outra parcela é comercializada. A atividade possui grande importância socioeconômica para a população, além de se destacar em relação aos aspectos culturais e funcionar como potencializadora do turismo. A execução das obras potencializará o desenvolvimento social, econômico e ambiental da região ao propor espaços apropriados para o desenvolvimento da atividade pesqueira”, afirma a Prefeitura.

Cidalgo Chinasso também destaca que a manutenção e reforma do trapiche representa a preocupação do Poder Público com as estruturas que viabilizam o cotidiano dos pescadores. Atualmente, o município possui três trapiches públicos.

Para o presidente da Colônia de Pesca Z7 de Guaratuba, Álvaro Cunha, a revitalização irá contribuir muito com o trabalho dos pescadores, bem como com os banhistas. “Vai beneficiar o pescador e o banhista, até porque, todos os pescadores utilizam os trapiches públicos. Os profissionais da pesca, os banhistas e veranistas irão aproveitar o melhoramento das estruturas”, comentou à reportagem.

Vale destacar que a Feira da Pesca Artesanal contará com mais estrutura para os pescadores. A Câmara de Guaratuba viabilizou emenda impositiva para a construção de uma rampa de docagem, popular “carreira”, e também para a instalação de um terminal de descarga, que será utilizado pelos pescadores artesanais do município. A estrutura será instalada após o término da obra de reforma do trapiche.

*Com informações da Prefeitura de Guaratuba