Trazendo consciência desde a infância: projeto ‘Você no Saneamento’ leva educação sobre água e saneamento às escolas de Paranaguá

As crianças têm uma visão prática dos processos pelos quais a água passa até chegar às torneiras de suas casas


Por Luiza Rampelotti Publicado 25/03/2024 às 05h45

Na última quinta-feira (21), véspera do Dia Mundial da Água, a Paranaguá Saneamento deu início ao projeto educativo denominado “Você no Saneamento”. A iniciativa leva conhecimento sobre o ciclo da água, uso responsável e o sistema de tratamento de esgoto diretamente às escolas municipais de Paranaguá.

A ação, que contemplará diversas instituições ao longo de 2024, teve seu pontapé inicial na Escola Municipal Professora Francisca Pessoa Mendes, localizada no Jardim Esperança. Neste primeiro encontro, a equipe da Paranaguá Saneamento apresentou uma miniatura de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), proporcionando às crianças uma visão prática dos processos pelos quais a água passa até chegar às torneiras de suas casas.

Edenilson Reveno Machado, coordenador de sustentabilidade da Paranaguá Saneamento, destaca a importância da iniciativa. “Essa ação traz todo o cuidado que a empresa tem com a água para as crianças do município desde cedo, para que compreendam a relevância desse recurso vital desde a infância. Queremos que, ao se tornarem adultos, já tenham pleno conhecimento da importância da água e saibam como cuidar dela“, diz.

projeto 'Você no Saneamento' leva educação sobre água e saneamento às escolas de Paranaguá
“Queremos que, ao se tornarem adultos, as crianças já tenham pleno conhecimento da importância da água e saibam como cuidar dela”, diz Edenilson Reveno Machado, coordenador de sustentabilidade da Paranaguá Saneamento. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Crianças são multiplicadoras de conhecimento


Além disso, as crianças alcançadas desempenham um papel importante como multiplicadoras de conhecimento. Desta forma, cada uma impacta indiretamente toda a sua família.

Ao oferecermos essa educação nas escolas, abordando temas como a importância da água, os cuidados necessários e os processos de tratamento e captação, estamos capacitando essas crianças a replicarem esse conhecimento em seus lares, alcançando assim um público ainda mais amplo”, afirma Edenilson.

Por isso, segundo ele, a relevância da iniciativa vai além do simples número de crianças alcançadas, pois seu impacto será sentido em toda a comunidade de Paranaguá, promovendo uma cultura de conscientização sobre a preservação da água. O projeto “Você no Saneamento” continuará todas as quintas-feiras, com atividades planejadas em diferentes escolas municipais, com a previsão de atingir cerca de duas mil crianças matriculadas na Rede Municipal de Educação.

Para Jussara Ferreira das Neves, gestora da Escola Francisca Pessoa Mendes, a parceria entre a Secretaria de Educação e a Paranaguá Saneamento é de suma importância. “É fundamental essa aproximação com a empresa, pois faz parte dos nossos projetos trabalhar temas como a água. Nossas crianças são agentes multiplicadores e podem disseminar informações corretas para suas famílias e sociedade”, comenta.


Os alunos aprovaram


Ela também fala sobre a importância de proporcionar às crianças a oportunidade de visualizar e materializar o conhecimento. “Através da miniatura da Estação de Tratamento que recebemos, conseguimos, além de cativar a atenção dos alunos para os temas do aprendizado, cumprir integralmente os objetivos educacionais estabelecidos”, avalia.

O impacto do projeto já pode ser sentido entre os alunos. Lucas Henrique Ferreira Carneiro, de sete anos e aluno do segundo ano, compartilhou seu aprendizado. “Eu aprendi que a água não pode ser bebida até ser limpa, porque tem muita sujeira e bactérias. A Paranaguá Saneamento limpa a água até chegar na nossa casa“, disse.

Outro aluno, Felipe Martins da Silva, também de sete anos e do segundo ano, expressou sua compreensão da importância da água. “Eu aprendi que a água é boa para tudo, para as pessoas, os animais, para o planeta. Sem ela, nada existiria na Terra. Vou ensinar minha família que a água é importante e não podemos poluir com lixo“, contou.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *