Três décadas depois, Capela Mortuária de Morretes é reformada; piso estava cedendo


Por Luiza Rampelotti Publicado 18/09/2023 às 15h58 Atualizado 18/02/2024 às 23h48

No último dia 14, a Prefeitura de Morretes deu início às obras de reforma na Capela Mortuária do Cemitério Santa Esperança, a única da sede do município. Segundo o Poder Municipal, há 32 anos o espaço não passava por reformas significativas, e agora, a iniciativa trará uma série de melhorias para tornar o local mais funcional e acolhedor para todas as famílias que o utilizam.

A recuperação compreenderá a troca do piso da capela, reforma dos dois banheiros prevendo acessibilidade, execução de duas cozinhas, pintura total do prédio e paisagismo. Os serviços estão sendo realizados pelos próprios servidores da Prefeitura.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Galdino, as mudanças visam não apenas aprimorar a estética do local, mas também garantir maior segurança e conforto aos visitantes durante momentos delicados de despedida de entes queridos.

A Capela Mortuária do Cemitério Santa Esperança é um local de grande significado para nossa comunidade. A reforma era uma demanda antiga e extremamente necessária. O piso de granilite, devido à interferência direta da falta de compactação do solo e umidade, estava cedendo em algumas áreas, chegando a abrir fissuras, causando inconvenientes aos usuários. Estamos empenhados em concluir essa obra no menor tempo possível, com estimativas de término em dois meses”, disse ao JB Litoral.

Durante a reforma, o piso será recuperado, malhas serão colocadas para combater ações mais impactantes do solo, e haverá a impermeabilização das paredes para evitar a umidade.

Capela tem 1500 túmulos

A capela do Cemitério Santa Esperança é a única da sede do município (área urbana), na área rural, no Porto de Cima, há outra, contudo, o secretário afirma que a maior parte da população é atendida na primeira. De acordo com ele, o local possui 1500 túmulos e, por mês, são atendidos entre 20 e 30 sepultamentos.

Nossa expectativa é que, ao término da reforma, a Capela Mortuária do Cemitério Santa Esperança se torne um espaço ainda mais digno e acolhedor para todos os morretenses que necessitam desse local para se despedirem de seus entes queridos. Reforçamos nosso compromisso de priorizar a qualidade de vida da população e a importância de oferecer ambientes respeitosos em momentos tão delicados como os de luto”, conclui o secretário Lucas Galdino.