Três meses após inauguração, Escritório de Compras Públicas de Paranaguá já apresenta resultados


Por Redação Publicado 18/06/2023 às 16h44 Atualizado 18/02/2024 às 14h36

Ela é uma pequena empresa que vai completar um ano de negócio no final do mês, mas que já tem muito a comemorar desde que conheceu o Escritório de Compras Públicas, inaugurado há três meses, conforme noticiou o JB Litoral. A Vip Car Estética Automotiva fica no bairro Tuiuti, em Paranaguá, e, como grande parte das micro, pequenas e médias empresas da cidade, nunca havia participado de uma licitação para prestar serviços à administração municipal.

Isso mudou quando a proprietária do estabelecimento, Pamela Rodrigues dos Santos, soube da existência do Escritório de Compras Públicas. A estrutura funciona no prédio da Prefeitura e conta com a parceria do Sebrae. O objetivo é capacitar desde as micro às médias empresas regionais para participarem dos processos licitatórios do poder público, uma vez que apenas 30% das empresas vencedoras em licitações são da cidade.

Como nunca havíamos participado de uma licitação antes, fomos ao Escritório de Compras para tirar dúvidas e saber mais sobre como fazer. O atendimento nos auxiliou muito. Temos certeza de que será uma ótima experiência e estamos oferecendo com qualidade os serviços”, disse a microempresária Pamela Rodrigues dos Santos.

A Vip Car foi a vencedora da licitação 15/2023, que resultou, por enquanto, na assinatura de três contratos para o serviço de lavagens de carros da Prefeitura, com valor total de R$ 289.565,10, e vigência até junho de 2024.

Aumento da procura

De acordo com a secretária municipal de Governo, Luciana Costa, já é perceptível um aumento do interesse das empresas em participar dos processos licitatórios. “Temos observado o crescimento da procura de empresas instaladas em Paranaguá para buscar informações e se preparar para licitações. Além disso, já tivemos empresas parnanguaras vencendo nos processos. Muitas vezes, elas não participam do certame por desconhecimento dos trâmites, e hoje temos um espaço para auxiliá-las com as dúvidas”, diz Luciana.

A secretária ressalta, ainda, que as condições e chances de vencer as licitações são iguais para todas, já que o processo de licitação valoriza fatores como preço, qualidade e capacidade de entrega.

O Escritório de Compras Públicas fica na sede da Prefeitura e funciona de segunda a sexta-feira, desde o dia 9 de março. No local, profissionais capacitados têm recebido empresários para orientar e tirar dúvidas sobre licitações, gratuitamente.

Entre as vantagens de participar dos processos e prestar serviços ao poder público está a ampliação do mercado de atuação do microempreendedor; possibilidade de contratos de longo prazo; fortalecimento de credibilidade e reputação, possibilitando contratos com outras empresas e organizações e; o desenvolvimento empresarial, uma vez que a preparação de uma proposta de licitação contribui para o crescimento e evolução da empresa.