Troféu Litoral Music – 10ª edição: evento acontecerá no palco da Festa do Rocio, neste domingo (12)


Por Luiza Rampelotti Publicado 11/11/2023 às 17h34 Atualizado 19/02/2024 às 04h30

O tradicional Troféu Litoral Music, que premia artistas do Litoral e Paraná, promoverá sua 10ª edição neste domingo (12), a partir das 20h. Para comemorar a data especial, o evento tem uma super novidade: será aberto ao público, no palco principal da Festa do Rocio.

Segundo o idealizador, José Carneiro, o Troféu Litoral Music é a maior premiação do estado para músicos, bandas e grupos. Ele conta que o evento tem o intuito de premiar a popularidade do artista e medir como está o relacionamento dele com os fãs, não tendo o objetivo de avaliar a técnica musical. 

Já se passaram 10 anos desde o início do Troféu Litoral Music, um evento consolidado na cena artística do Litoral, praticamente o maior evento de reconhecimento dos artistas do Paraná. Por isso, não apenas artistas da região são convidados, mas também de outras cidades”, avalia Zé Carneiro.

Para esta edição, são 93 indicados em 20 categorias; o público é quem decide os vencedores, por meio de votação on-line. Quem quiser votar, ainda dá tempo até às 22h deste sábado (11), clicando aqui.

Zé Carneiro é o idealizador do Troféu Litoral Music. Foto: JB Litoral

A indicação dos nomes é feita por meio de setores ligados à música, jornalistas culturais e, principalmente, por gravadoras e empresários de música. Além disso, o próprio público também pôde indicar seus preferidos por meio da página do evento no Facebook.

Uma novidade para marcar essa primeira década é que, ao invés do tradicional evento no Teatro Raquel Costa, decidimos presentear a população de Paranaguá com um super show no palco do Rocio. Será um dia com grande público e a entrada será franca. Queremos que todos tenham a oportunidade de conhecer de perto esse prêmio”, convida Zé Carneiro.

Desta forma, no domingo, o Litoral do Paraná conhecerá os vencedores de cada categoria, os quais receberão o Troféu Litoral Music. Além disso, o público poderá assistir as 11 apresentações musicais programadas para o evento.

Indicados

Um dos indicados, nas categorias de “melhor cantor” e “som pop rock”, com a banda Tio Brother, é o conhecido Aroldo Amer, que já levou o troféu para casa em todas as edições anteriores. Ao JB Litoral, ele fala sobre a importância da premiação para os artistas do Litoral.

Essa é uma iniciativa incrível, que valoriza tanto quem está começando quanto quem já está consolidado na estrada. Homenagear aqueles com muitos anos de trajetória, como no meu caso, quando fui reconhecido como pioneiro, é um grande impulso”, conta.

Outro artista que está participando dessa edição é o cantor Felipe Eduardo Ramos Vargas, nas categorias “revelação masculina” e “melhor música”, com a canção “Tudo me lembra você”. Ele tem 20 anos e mora em Pontal do Paraná.

No ano passado, Felipe Eduardo também participou da premiação, mas não conseguiu o prêmio. “Neste ano estou divulgando mais, buscando votos e apoio da galera para a premiação que acontece no domingo. Espero que tudo dê certo e que possamos levar o prêmio nas categorias”, diz.

O jovem canta sertanejo universitário, raiz e pisadinha e se apresenta em eventos e casas de shows. Além disso, ele tem se destacado como compositor, com músicas 100% autoriais e videoclipes gravados nas paisagens do Litoral.

Este prêmio trará grande visibilidade e reconhecimento para a minha carreira. Este ano marca o 10º aniversário do Troféu, o que o torna um evento ainda mais relevante. Participar dessas categorias, a meu ver, será de grande ajuda para meu futuro profissional”, comenta Felipe Eduardo.

Premiação abre portas

A dupla sertaneja João e Marcelo também está concorrendo ao Troféu Litoral Music na categoria “melhor dupla”. Os irmãos gêmeos João Marcelo Xavier Teodoro e Luis Marcelo Xavier Teodoro cantam desde 2015, quando tinham 16 anos.

Atualmente com 24 anos, além de cantar sertanejo e reggae em suas apresentações, eles também têm músicas autorais gravadas. Este ano, é a terceira vez que a dupla é indicada ao troféu Litoral Music.

Acreditamos que essa premiação pode impulsionar nossa carreira e nos abrir portas para novas oportunidades. Isso nos ajuda a divulgar nosso trabalho, agenda e alcançar mais pessoas não só localmente, mas também nos proporciona possibilidades para apresentações e colaborações musicais em diferentes lugares”, comentam os irmãos.

A dupla também adianta, ao JB Litoral, que há planos de gravação de novas músicas em breve e também um DVD.

Bailarinas completam os shows

Quem abrilhantará os shows do Troféu Litoral Music é a dupla de bailarinas Raíza Gabriele e Larissa dos Anjos. Enquanto uma já é bem experiente nas apresentações, a outra está começando agora.

Essa será a minha estreia. Estou bem nervosa e ansiosa, mas sou grata pela oportunidade. Gosto de dançar desde criança, então estou buscando transformar o hobby em profissão”, diz Raíza.

Larissa destaca que, além de ser uma exposição para os artistas, o evento também ajuda a divulgar o trabalho das dançarinas. “Sempre é ótimo ter mais visibilidade, pois isso abre portas para novos trabalhos”, conclui.