Turismo no Litoral: site reúne experiências turísticas nas cidades da região; conheça as opções


Por Luiza Rampelotti Publicado 02/01/2024 às 17h37 Atualizado 19/02/2024 às 09h40

Não é novidade que o turismo no Litoral do Paraná tem crescido nos últimos meses, especialmente com a chegada dos navios de cruzeiro à região. A novidade não apenas elevou a autoestima da população local, mas também impulsionou os empresários a buscar constantes avanços para atender à crescente demanda.

Outra boa notícia é o lançamento do site “Experiências Turísticas do Paraná,” uma iniciativa do Sebrae-PR em parceria com a Secretaria do Turismo, o Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), municípios e Instâncias de Governanças Regionais (IGRs). O portal reúne mais de uma centena de experiências, abrangendo natureza, cultura, história, gastronomia, entretenimento, saúde, beleza e tecnologia, provenientes de diversas regiões do estado, incluindo o Litoral.

A plataforma oferece uma navegação interativa, permitindo aos usuários pesquisar por cidade ou produto. Informações detalhadas sobre horários de funcionamento, o que está incluso na experiência, classificação indicativa e quantidade de participantes estão disponíveis, proporcionando uma experiência completa ao visitante virtual.

Diversidade no Litoral

No Litoral, as iniciativas concentram-se principalmente em Guaratuba, embora Pontal do Paraná, Paranaguá e Antonina também participem ativamente do programa. Entre as atrações destacadas estão o “Passeio de Barco no Rio Guaraguaçu” em Pontal do Paraná, o “Barro das Conchas” em Antonina, o “Programa Mutirão da Natureza” em Paranaguá e o “Jardim das Suculentas Arte Interativa” em Guaratuba, entre outras.

Segundo Fabiano da Silva, membro do Instituto Guaju, responsável pela iniciativa “Revoada dos Guarás”, que realiza passeios de barcos com guia pela Baía de Guaratuba, o instituto não governamental promove a importância de se transformar a ave guará num produto turístico. “Guaratuba vem exatamente dessa junção das palavras, ‘muitos guarás’. Só que, em 252 anos de fundação, passamos 80 anos com a espécie em extinção, até 2008, quando começaram a retornar. Também unimos conhecimentos sobre os sambaquis, as populações caiçaras, temos uma riqueza ambiental e cultural enorme no nosso Litoral”, destaca.

O secretário do Turismo, Marcio Nunes, destaca a diversidade de resultados gerados por essa iniciativa. “É uma ideia com múltiplos resultados, pois promove a qualificação dessas empresas, dá mais visibilidade aos produtos e serviços ofertados e oferece aos turistas e viajantes a possibilidade de encontrar em um só lugar experiências fantásticas e alternativas que estão fora dos roteiros tradicionais“, diz.

A coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae-PR, Patricia Albanez, explica que as experiências divulgadas no portal são resultado de um processo de qualificação de quase 400 pequenos negócios em todo o Paraná. “A ideia é estimular a melhoria nos serviços do turismo. A partir de uma jornada de capacitação, as empresas se qualificam e geram novos produtos a partir das expertises e dos ativos que já possuem“, comenta.

Experiências em Guaratuba, Pontal, Paranaguá e Antonina