Última chance: inscrições para estudantes que desejam participar do Ganhando o Mundo encerram nesta quarta (31)


Por Redação Publicado 31/05/2023 às 16h30 Atualizado 18/02/2024 às 12h46

As inscrições para o programa Ganhando o Mundo, que proporciona a estudantes da rede estadual do Paraná a oportunidade de estudar em diversos países, estão prestes a encerrar. O prazo final para inscrições é nesta quarta-feira (31), e os interessados podem se inscrever através da Área do Aluno.

Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), o Ganhando o Mundo 2023 disponibiliza mil vagas para cinco destinos internacionais: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Até o momento, mais de 10,8 mil alunos já se inscreveram. Podem participar os estudantes que atualmente cursam a 1ª série do ensino médio e que completaram do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas do estado.

Do total de vagas ofertadas, 399 são reservadas aos estudantes com as maiores notas em cada município do Paraná. Além disso, outras 100 vagas são exclusivas para alunos beneficiários do programa Bolsa Família. As 501 vagas restantes serão distribuídas proporcionalmente entre os municípios com mais de 100 matrículas no 9º ano do ensino fundamental, de acordo com o edital nº 72/2022.

O Litoral disponibilizará 22 vagas, sendo sete em primeira convocação, uma para cada cidade da região, e outras 15 em segunda convocação, sendo: Paranaguá (7), Matinhos (2), Guaratuba (2), Pontal do Paraná (1), Antonina (1), Morretes (1), Guaraqueçaba (1).

A região litorânea possui, no total, 32 mil estudantes na rede estadual, sendo 17 mil apenas em Paranaguá.

Durante o processo de inscrição on-line, os estudantes devem fornecer informações pessoais, como nome completo, RG, CPF, Código Geral de Matrícula (CGM), e-mail (@escola), telefone de contato e dados da escola atual. É obrigatório que tanto o estudante quanto o responsável legal declarem ciência e concordância com as regras do processo seletivo e inscrição. Vale ressaltar que a escolha do país de destino não fica a critério do estudante, sendo uma decisão da Seed-PR, assim como a distribuição exata de vagas para cada nação.

Critérios para a seleção

A seleção dos estudantes levará em consideração três critérios: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, realizada entre 25 de outubro e 3 de novembro de 2022; o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná; e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que ele estiver matriculado.

Os alunos também precisam atender a alguns requisitos para terem suas inscrições validadas: ter cursado o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) em uma instituição de ensino pública estadual do Paraná; apresentar médias iguais ou superiores a 70 e frequência igual ou superior a 85% em todas as disciplinas do currículo escolar. Além disso, na data de embarque, é necessário ter idade mínima de 14 anos e máxima de 17 anos e seis meses.

Programa Ganhando o Mundo

O programa de intercâmbio foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.

São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais.

*Com informações da AEN