Unespar Paranaguá oferece 18 vagas em mestrado de cursos de Ciências Ambientais


Por Assessoria de Imprensa Publicado 23/08/2022 às 16h40 Atualizado 17/02/2024 às 15h45

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranaguá, está com inscrições abertas até o dia 22 de setembro para o Programa de Pós-graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares (Pali). Ao todo, são 18 vagas para o curso de mestrado acadêmico em Ciências Ambientais. A prova será aplicada no dia 11 de outubro e podem participar profissionais com nível superior e estudantes do último semestre de graduação, nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnologia. A taxa de inscrição é de R$ 100.

Do total de vagas, três estão reservadas para candidatos negros (pretos ou pardos), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência (PcD), pessoas trans (transexual, transgênero ou travesti), refugiados, estrangeiros e portadores de visto humanitário. Para efetivar a inscrição, a documentação deve ser enviada de forma eletrônica pelo Sistema de Gestão do Ensino Superior (Siges), conforme tutorial disponível no edital.

O curso, que terá início previsto em março de 2023, busca promover pesquisas no âmbito dos ecossistemas litorâneos, inclusive arquipélagos, com o intuito de estimular ações preventivas para recuperação, preservação, educação ambiental e sustentabilidade dos recursos naturais costeiros. As linhas de pesquisa são as seguintes: conservação da biodiversidade em ambientes litorâneos e insulares; e sustentabilidade em ambientes litorâneos e insulares.

Processo seletivo

O processo seletivo será realizado em três etapas: prova escrita de conhecimentos em ciências ambientais (eliminatória e classificatória) no dia 11/10; análise curricular (classificatória) no dia 16/11; e entrevista presencial sobre o projeto de pesquisa (classificatória) no dia 22 e 23/11. Em todas as fases, as notas serão atribuídas em uma escala de zero a dez. A classificação dos candidatos será definida pela média resultante das pontuações obtidas em cada etapa, com pesos 60%, 30% e 10%, respectivamente.

A prova terá questões em língua portuguesa, correspondentes à literatura sugerida no edital, além de uma questão relativa aos projetos de pesquisas propostos pelos candidatos. As respostas serão avaliadas de acordo com a capacidade de apresentação, desenvolvimento e síntese de ideias e emprego de conteúdos e argumentos teóricos. Serão aprovados os candidatos com notas iguais ou superiores a sete. É possível, ainda, solicitar a aplicação da prova em inglês ou espanhol.

Serão analisadas, também, produções técnico-científicas dos aprovados na etapa anterior, a exemplo de publicações de livros, capítulos de livros, artigos científicos e resumos; apresentações de trabalhos acadêmicos; participações em iniciação científica, programas de educação tutorial e projetos de extensão e inovação; organização de eventos técnicos, relatórios de pesquisa e consultorias; e docência (graduação ou ensinos fundamental e médio); monitoria de disciplinas; premiações e especializações com monografias concluídas.

Nas entrevistas, além de segurança e clareza, serão observados critérios como mérito científico, conformidade com a linha de pesquisa escolhida e viabilidade de execução do projeto de pesquisa.