Doses da vacina contra Covid-19 e gripe serão aplicadas neste fim de semana, em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 21/01/2022 às 15h41 Atualizado 17/02/2024 às 00h16
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Paranaguá

No sábado (22) e domingo (23), uma força-tarefa preparada pela Secretaria de Saúde (SEMSA) aplica os imunizantes contra a Covid-19 e gripe em crianças, jovens e adultos, na Estação Ferroviária. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h.

Para receber os imunizantes, a população precisa levar os documentos de identificação, comprovante de residência e Cartão SUS. As mesmas obrigações também servem às crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades, aliás, os pais ou responsáveis legais devem acompanhá-los no momento da aplicação da 1ª dose da Pfizer/BioNTech. No caso do público infantil considerado grupo prioritário, os familiares tem de apresentar um laudo médico.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda aos pequenos, que tomaram outras vacinas, respeitarem o período de 15 dias para receber a vacina contra Covid-19.

Enquanto os imunizantes de combate a gripe são destinadas a quem não tenha tomado a dose em 2021, pessoas a partir dos 6 meses de idade já podem recebê-los.

Confira abaixo como funciona os cronogramas vacinais:

1ª dose: podem ser imunizados jovens acima dos 12 anos; crianças com comorbidades entre 5 a 11 anos; e crianças sem comorbidades de 10 a 11 anos de idade.

2ª dose: para quem tomou a 1ª dose da Pfizer/BioNTech e já cumpriu o intervalo de 21 dias; aqueles que já a 1ª dose da Astrazeneca; para tomar a Coronovac, a população precisa conferir a data de retorno conforme o documento vacinal; a dose de reforço da Janssen será administrada em quem tomou a 1ª dose já faz dois meses.

3ª dose: receberão a dose de reforço os parnanguaras, acima dos 18 anos, com intervalo de 120 dias após a 2ª dose.