Vacinação retomada: parnanguaras devem buscar 2ª dose para imunização completa


Por Marinna Prota Publicado 22/07/2021 às 13h42 Atualizado 16/02/2024 às 08h04

As autoridades de saúde do mundo inteiro recomendam e não é diferente em Paranaguá. Para uma proteção eficaz contra o novo coronavírus, os parnanguaras devem buscar pela aplicação da 2ª dose dos imunizantes. Quem recebeu vacinas da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca precisa estar atento a data de retorno para completar a imunização. A prefeitura de Paranaguá tem feito uma verdadeira força tarefa para poder atender a todos e realizar o esquema vacinal completo.

Com exceção da Janssen que é aplicação única, cada vacina traz um intervalo entre a primeira e segunda dose. “Como o espaço é flexível pode ocorrer da data indicada na carteirinha ser uma e no cronograma outra, contudo, ambos os prazos estão corretos e dentro desse período indicado pelo fabricante da vacina”, explica a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

“Aqueles que a data informada na carteira de vacinação já passou, também devem vir receber a segunda dose. O importante é completar o ciclo para uma imunização mais eficaz. A segunda dose é tão necessária quanto a primeira”, reforça a secretária.

Todos aqueles que receberam a primeira dose e já estão no prazo para receber a segunda, poderão se dirigir a Estação Ferroviária para completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Além do documento de vacina recebido no momento da aplicação da primeira dose e que traz a data de retorno, é possível observar a data para aplicaçao pelo cronograma da prefeitura.

A aplicação da primeira dose está ocorrendo ainda para quem tem 22 anos ou mais, na Estação Ferroviária de Paranaguá, tanto pelo sistema drive thru, quanto pela aplicação dentro do local. Para receber o imunizante é necessário levar documento oficial com foto, carteira de vacinação e cartão SUS atualizado.