“Vacinar pra não voltar” – MPPR e Prefeitura de Paranaguá levam vacinação e serviços às comunidades marítimas e ilhas
*Com informações da Prefeitura de Paranaguá
Na próxima segunda-feira (4), a 4ª Promotoria de Justiça de Paranaguá, em parceria com a Prefeitura, dará início a uma campanha de vacinação nas comunidades marítimas e ilhas da região. Intitulada “Vacinar pra não voltar”, a ação tem como objetivo não apenas imunizar a população dessas localidades, buscando altas coberturas vacinais, mas também oferecer atendimento descentralizado e serviços diversos.
A iniciativa, que conta com a participação das Secretarias Municipais de Saúde, Comunicação, Educação e Assistência Social, Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e Ministério Público, visa levar doses de vacina e assistência a lugares de difícil acesso, onde os moradores enfrentam barreiras geográficas para buscar serviços essenciais no continente.
A promotora de Justiça, Dra. Aliana Fabrício de Melo, destaca que a ação é destinada a toda a população que necessita do atendimento do Ministério Público, mas encontra dificuldades de acesso à sede em Paranaguá devido às peculiaridades locais. “A iniciativa objetiva ainda aproximar a instituição da população dessas regiões, respeitando suas especificidades socioculturais, e garantir a todos a possibilidade do exercício da cidadania e de direitos essenciais, como a saúde”, enfatiza.
Para participar da campanha, é importante que os cidadãos estejam munidos de seus documentos pessoais, como Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Carteira de Habilitação, além de comprovantes relacionados ao assunto a ser tratado.
Confira o cronograma da campanha
4 de dezembro:
9h30 – Piaçaguera
13h – Amparo
5 de dezembro:
9h30 – Teixeira
13h – Europinha
7 de dezembro:
9h30 – Cotinga
11 de dezembro:
9h30 – Encantadas (Ilha do Mel)
13h – Nova Brasília (Ilha do Mel)
12 de dezembro:
9h30 – Ponta Oeste (Ilha do Mel)
14 de dezembro:
9h30 – Eufrasina
15 de dezembro:
9h30 – São Miguel
13h – Ponta de Ubá