Van do Tribunal de Justiça promove conciliação e mediação para resolver conflitos de forma ágil nas praias do Litoral


Por Luiza Rampelotti Publicado 03/01/2024 às 23h27 Atualizado 19/02/2024 às 09h48

As praias do Litoral estão recebendo a 26ª edição da Operação Litoral, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) que teve início em 28 de dezembro. A ação trouxe consigo a Van da Justiça Itinerante, uma unidade móvel identificada com o símbolo do TJPR, que visa proporcionar atendimento à população em situações de natureza cível e de família.

Desde seu início, a van já percorreu Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e Caiobá, estacionando em locais de aglomerações para oferecer serviços que vão muito além da simples consulta de processos. A iniciativa tem como principal objetivo incentivar a resolução consensual de conflitos por meio da conciliação e da mediação, evitando o prolongamento de processos judiciais.

O juiz auxiliar da 2ª vice-presidência do Tribunal e coordenador da Operação Litoral, Lucas Cavalcanti da Silva, destaca que a van atua como um ponto de encaminhamento para aqueles interessados em resolver situações de conflito. “Um dos propósitos da van é fazer esse encaminhamento de interessados em resolver situações de natureza cível e de família“, explica o magistrado.

Com quase 200 atendimentos realizados até o momento, a equipe itinerante do TJPR não apenas soluciona conflitos, mas também busca abordagens inovadoras para alcançar resultados positivos. Marcel Tulio, um dos conciliadores da Operação Litoral, destaca a peculiaridade das mediações realizadas pela equipe itinerante. “As soluções são realizadas e estimuladas pelas formas mais criativas, seja no espaço interno da van, em qualquer dos fóruns do Litoral, na areia da praia ou nas ruas do Litoral“, conta.

Conflitos em terreno de herança, entre vizinhos, familiares e de consumo são alguns exemplos de casos que já foram atendidos e terminaram em acordo nos últimos dias, ressaltando a eficácia da abordagem itinerante do TJPR.

Além do trabalho com conciliação e mediação, a equipe itinerante atua na consulta de processos, encaminhamento a outros órgãos, identificação de crianças com o telefone dos pais para casos de desaparecimento, e oferece orientações gerais aos cidadãos.

A programação da van da Justiça Itinerante continua até a próxima sexta-feira (5):

  • 04/01: Guaratuba – Morro do Cristo (10h às 16h)
  • 05/01: Matinhos – em frente ao SESC (10h às 16h)

Segunda fase em fevereiro

A Operação Litoral, organizada anualmente pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, terá sua primeira etapa até 5 de janeiro, sendo seguida por uma segunda fase durante o Carnaval, entre 9 e 16 de fevereiro de 2024. O projeto visa proporcionar a resolução ágil e eficaz de conflitos nos períodos de altíssima temporada, reforçando a estrutura judiciária e reduzindo o impacto no movimento forense durante a alta demanda turística na região.

Além dos atendimentos itinerantes, a Operação Litoral conta com atendimento fixo nos fóruns das comarcas de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

*Com informações do TJPR