Vandecy Dutra é empossada secretária da Mulher de Paranaguá durante evento com representantes femininas


Por Redação Publicado 20/03/2023 às 07h24 Atualizado 18/02/2024 às 07h18
Posse vandecy

Na cerimônia realizada na Prefeitura de Paranaguá, na última sexta-feira (17), Vandecy Dutra assumiu a Secretaria Municipal da Mulher sob a presença de representantes femininas de diversos segmentos, que prestigiaram o ato simbólico. A secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, também marcou presença na solenidade.

Durante a posse, o prefeito Marcelo Roque (Podemos) comentou que, com a nova secretaria, as mulheres parnanguaras receberão ainda mais destaque nas políticas públicas da gestão. Ele também parabenizou Vandecy pelos projetos realizados na época em que coordenava a Secretaria Municipal de Educação, durante sua primeira gestão (2017 a 2020).

São 16 mulheres à frente das pastas do Executivo, e isso mostra que governamos ao lado delas. Com o advento da Secretaria Municipal da Mulher, as políticas públicas para elas serão destaque. Desejo boas-vindas a Vandecy Dutra, que, em outra oportunidade, já fez parte da nossa gestão como secretária municipal de Educação e mostrou um excelente trabalho”, congratulou o prefeito.

Mais visibilidade para as mulheres


Em seu discurso de posse, Vandecy explicou que, com a criação da nova pasta, ela pretende atuar em conjunto com as demais secretarias que já promovem ações para mulheres, além de aumentar a visibilidade desses trabalhos.

Contamos com uma previsão de afazeres que serão colocados em prática, especialmente no atendimento às mulheres. Sabemos que todas as secretarias desenvolvem alguma atividade voltada ao público feminino, porém, com a chegada da pasta, vamos ser parceiros para garantir ainda mais visibilidade”, ressaltou.

Ela também comentou sobre a importância de manter a pauta da mulher em alta para que as iniciativas locais sejam levadas ao âmbito estadual e federal. Vandecy explicou que, assim, cada vez mais mulheres serão contempladas por políticas de promoção à igualdade de gênero.

A gente luta todos os dias para que as pontes sejam feitas. Essa secretaria vai abraçar todas as pautas que são da mulher e se relacionam com ela. A maioria das mulheres aqui presentes são voluntárias, mas continuam na luta, então, precisamos fortalecer esses movimentos e fazer com que as demandas cheguem a outras instâncias de poder”, afirmou.


Missão é reduzir a desigualdade de gênero


A secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, que é deputada federal licenciada para ocupar o cargo, falou sobre os desafios de ser mulher na política e estar à frente de uma secretaria estadual. Para ela, as mulheres precisam duplicar os esforços para estar em pé de igualdade com os demais parlamentares.

Para mim, foi muito sofrido aceitar o convite para assumir a secretaria, porque temos que lutar muito para conquistar espaço na Câmara, o campo político é muito mais difícil para nós mulheres, precisamos redobrar os esforços. Eu sou a única paranaense, até hoje, que conseguiu conquistar o terceiro mandato e sou parte das 91 mulheres contra mais de 400 deputados”, destacou Leandre.

Em sua visão, cabe às governanças municipais, estaduais e federais promover políticas públicas de inclusão e igualdade de gênero para que, dessa forma, as mulheres tenham liberdade de atuar nos mais diversos campos sociais.

No momento em que vivemos, de tanta divergência, há duas coisas que todo mundo concorda: que todos deveriam ser iguais em direitos e deveres e que cabe aos governos promover políticas públicas para reduzir a desigualdade. Então, eu e a Vandecy estamos aqui com uma missão: dialogar com as instituições e promover melhorias concretas por meio da união de forças entre as secretarias”, declarou.

As parnanguaras merecem!


A secretária municipal de Gabinete Institucional, Christiane Yared, se colocou à disposição para fazer a interlocução com as demais secretarias do município. “Será um enorme trabalho! Nossas queridas mulheres parnanguaras merecem! Só tenho a agradecer o olhar carinhoso que o Marcelo Roque teve ao fazer acontecer a Secretaria Municipal da Mulher”, disse.

A prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos (PSC), destacou o papel das representantes em todo o Litoral. Segundo ela, a confiança no trabalho das mulheres é revertida em políticas públicas que atendem as verdadeiras necessidades da população.

Hoje eu represento todas as mulheres do Litoral na Prefeitura. Quando uma política pública atende uma mulher, é uma vitória para todas nós. Estamos juntas, lutamos juntas. Na minha comunidade, lutamos pelas mulheres marisqueiras, pela saúde mental e física delas, para ocupar esse espaço que é nosso e mostrar que o lugar da mulher é onde ela quiser estar”, concluiu a prefeita.