Vendaval e chuva deixam zona rural de Guaratuba sem transporte


Por Denise Becker Publicado 11/08/2022 às 15h54 Atualizado 17/02/2024 às 14h58

A chuva e vendaval dos últimos dias vem provocando desmoronamentos e transtornos para a população da zona rural de Guaratuba. O transporte público coletivo rural e o transporte escolar estão suspensos em sete localidades: Morro Grande, Descoberto, Riozinho, Empanturrado, Estaleiro, Rio do Cedro e Rio do Saco. Obras emergenciais de contenção e alargamento da estrada já estão em andamento, e são de responsabilidade da subprefeitura regional de Cubatão.

Até o momento, estão impedidos de trafegar os veículos de grande porte, como ônibus e caminhões. Carros de pequeno porte estão sendo liberados aos poucos. “Estamos limpando, retirando árvores caídas na via, limpando os valos e bueiros para escoar a água”, explica Paulo Pinna, subprefeito regional do Cubatão.

A subprefeitura estima que cerca de 200 pessoas (entre adultos e crianças) estão sem transporte coletivo e escolar. Pinna ressalta que o tráfego já foi liberado na estrada da Limeira, região do Cubatão, hoje pela manhã. Porém, a energia elétrica ainda não foi reestabelecida nesta localidade, foram muitas árvores caídas sobre os fios da rede elétrica”, conta.

A liberação do transporte coletivo e ônibus escolares dependerá da avaliação e decisão do setor de engenharia e das condições do tempo. “Estamos com uma barreira, logo na entrada, muito perigosa e ainda não podemos liberar o fluxo destes veículos”, reitera o subprefeito. Uma possível liberação está prevista até a segunda-feira (15).

Até o momento, estão impedidos de trafegar os veículos de grande porte, como ônibus e caminhões. Foto: Divulgação