Verão terá dias muito quentes e chuvas intensas no Litoral do Paraná


Por Redação Publicado 20/12/2022 às 20h00 Atualizado 18/02/2024 às 00h26

O verão tem início às 18h48 desta quarta-feira, 21 de dezembro, e termina no dia 23 de março de 2023, às 18h25. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no primeiro dia da estação o sol predomina na maioria das regiões do Estado, com tempo parcialmente nublado no Litoral.

O cenário climático global indica que o fenômeno La Niña permanece ativo com intensidade moderada, perdendo força ao longo da estação. Alguns períodos poderão ser mais secos ou mais úmidos, apresentando temperaturas mais ou menos elevadas do que o habitual.

“A temperatura média do ar tende a ficar dentro da normal, mas estão previstos períodos de dias consecutivos de calor intenso, podendo gerar desconforto térmico”, explica o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes. “É provável que o tempo fique mais seco e quente em alguns dias, aumentando a evapotranspiração”.

O Litoral está entre as regiões que devem ocorrer as temperaturas mais altas do Estado. Além disso, o regime de chuvas deve se aproximar progressivamente da média climatológica, com distribuição irregular no tempo e no espaço, a exemplo dos eventos dos últimos meses, com tempestades intensas e rápidas.

“Como observado recentemente, algumas áreas podem apresentar volumes acumulados mais significativos, a exemplo do Litoral do Estado”, afirma o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri. “Além disso, devem ocorrer tempestades isoladas bem intensas, que só poderão ser previstas em curto ou curtíssimo prazo”.

O verão é a estação mais chuvosa no Paraná, pois fatores climatológicos favorecem as pancadas de chuvas localizadas e de curta duração, com raios, trovoadas, granizo e ventanias, que podem provocar alagamentos e deslizamentos. São comuns as sequências de dias com chuvas entre as tardes e as noites. Em alguns casos, as chuvas são fortes e bastante volumosas.

De acordo com a série de dados históricos existente no Simepar, entre 1997 a 2022, as chuvas variaram, por exemplo, entre 281 e 458 mm no Litoral no mês de janeiro.

ALERTA DA DEFESA CIVIL 

Com base nas informações meteorológicas, a Defesa Civil Estadual envia alertas para a população sobre eventos que possam causar alagamentos ou inundações. No verão, esse alerta deve ser redobrado. Interessados em receber as mensagens devem cadastrar-se por SMS ou pelos aplicativos Telegram e WhatsApp. Acesse AQUI. Também são divulgadas orientações sobre como agir em caso de desastres naturais

*Com informações da AEN