Vereador de Paranaguá pede capacitação de agentes de saúde para identificação de casos de câncer de mama


Por Redação Publicado 26/10/2022 às 14h20 Atualizado 17/02/2024 às 20h10

O mês de outubro é marcado mundialmente pela campanha Outubro Rosa, que tem o intuito de divulgar informações sobre prevenção e diagnóstico precoce contra o câncer de mama. Aproveitando o período, o vereador Jozias de Oliveira Ramos (PDT), o Jozias da Negui, de Paranaguá, fez um requerimento ao Poder Executivo solicitando capacitação para que as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) possam identificar sintomas da doença durante as visitas familiares.

O Requerimento nº 0435/2022 foi votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão do dia 18 de outubro.

De acordo com Jozias, o objetivo é que as profissionais, que são o elo entre a comunidade e as equipes médicas do Programa Saúde da Família, consigam orientar e identificar os sintomas que indiquem a possibilidade da existência de um câncer de mama.

Ninguém melhor do que as agentes comunitárias de saúde para construir esse caminho de acesso das mulheres à saúde, principalmente na identificação precoce de casos de câncer de mama, aumentando, assim, as chances de cura”, diz.

Para o vereador, a orientação permanente, onde se é questionada o histórico familiar e possíveis sintomas da doença, poderá resultar na redução da incidência e mortalidade causada pelo câncer de mama. “A agente de saúde capacitada para identificar chances da doença, fará o encaminhamento rápido dessas mulheres para atendimento médico”, comenta.

O JB Litoral perguntou à Prefeitura se tal capacitação já é realizada ou se existe a possibilidade de promover o treinamento. Mas, até a conclusão desta reportagem, não houve retorno.