Vereadores de Paranaguá e EPR Litoral Pioneiro discutem melhorias nas rodovias do Litoral


Por Luiza Rampelotti Publicado 14/05/2024 às 22h46
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A reunião foi um passo importante para o diálogo aberto e transparente entre a concessionária e os representantes da comunidade, demonstrando a importância da participação da sociedade na gestão das rodovias do litoral paranaense”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Santos. Foto: Câmara de Paranaguá

Quase três semanas após a reunião ser inicialmente agendada e posteriormente cancelada pela EPR Litoral Pioneiro, os vereadores de Paranaguá finalmente conseguiram se reunir com a concessionária. No último dia 25 de abril, estava previsto o encontro entre os parlamentares e a empresa responsável pela administração do pedágio da BR-277. No entanto, no horário agendado, os vereadores foram surpreendidos com uma mensagem da empresa desmarcando o compromisso. A atitude da concessionária causou indignação entre os membros do Legislativo, que manifestaram sua insatisfação diante da situação.

No entanto, o impasse foi resolvido na tarde da última terça-feira (14), quando a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal de Paranaguá, presidida pelo vereador Luiz de Sá Maranhão Neto (PL), conhecido como Luizinho Maranhão, finalmente recebeu o diretor presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira. O objetivo do encontro era esclarecer dúvidas sobre o contrato de concessão das rodovias pedagiadas do Litoral e discutir as obras planejadas para os trechos urbanos da cidade.

O encontro, que contou com a participação de diversos vereadores, teve como foco principal as Avenidas Ayrton Senna e Bento Rocha, que passaram a integrar o novo contrato das rodovias pedagiadas. Os parlamentares aproveitaram a oportunidade para abordar temas de grande relevância para a população, como a duplicação da PR 407, a segurança nas rodovias, projetos de mobilidade, melhorias em áreas rurais e a tarifa do pedágio.

O vereador Adalberto Araújo (Republicanos), por exemplo, questionou sobre o cronograma para a duplicação da PR 407, recebendo a informação de que as obras devem iniciar em até três anos (2027), devido à necessidade de liberações ambientais, elaboração de projetos e desapropriações em alguns trechos da rodovia.

A segurança também foi pauta central. O vereador Nilson Diniz (MDB) abordou a questão das “vazadas” e solicitou informações sobre a colaboração da empresa com as forças de segurança. A EPR Litoral Pioneiro garantiu que, em até três anos, a rodovia estará totalmente coberta por câmeras de monitoramento e com sinal de wi-fi, o que facilitará a identificação de casos de “vazadas”.


Demandas locais, tarifas e desbarrancamento


Outros parlamentares, como Bruno Miguel (PP), Oseias Bisson (PSDB) e Jozias de Oliveira Ramos (PDT), o Jozias da Negui, apresentaram projetos e demandas de seus distritos, buscando soluções para melhorias na entrada de Alexandra, construção de pontos de ônibus, limpeza e sinalização de áreas rurais e obras de mobilidade na entrada da cidade. Marcos Moreira se comprometeu a analisar as solicitações e fornecer respostas específicas em breve.

A tarifa do pedágio também foi alvo de questionamentos. O vereador Edilson Caetano (Republicanos) solicitou explicações sobre o valor cobrado para veículos leves e a possibilidade de redução. O presidente da empresa explicou que, caso a correção inflacionária fosse aplicada, a tarifa para veículos de passeio seria de R$ 29,14. No entanto, houve uma redução para R$ 22,60 (30%). Além disso, foi destacado o programa de redução progressiva da tarifa, o Desconto para Usuários Frequentes (DUF), que oferece descontos para quem utiliza o mesmo trecho da rodovia no mês.

Outro ponto crítico abordado foi o desbarrancamento da Serra, que causa problemas frequentes na BR 277, principalmente durante o verão. O vereador Renan Britto (PP) questionou a empresa sobre ações para evitar esse problema, recebendo como resposta que estudos estão sendo contratados para conter a queda de barreiras e que, em 2030, será iniciada a triplicação da BR 277, que ajudará a minimizar os riscos.

Luizinho Maranhão, presidente da comissão, apresentou a proposta de construção de uma ligação entre a BR 101 e o Litoral do Paraná, ao invés da terceira pista na BR 277. Segundo ele, essa iniciativa evitaria o isolamento da cidade em caso de problemas climáticos na Serra do Mar, como o ocorrido em 2011. A EPR Litoral Pioneiro se mostrou receptiva à ideia e prometeu analisá-la com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).


Participação na sessão


Após a reunião, Marcos Moreira participou da sessão legislativa da Câmara Municipal, onde apresentou um panorama completo do cronograma de obras e ações da empresa no trecho concessionado da BR 277 entre Curitiba e Paranaguá, com ênfase nas ações no trecho urbano de Paranaguá e nas estradas que dão acesso às praias. Os vereadores inscritos tiveram a oportunidade de realizar questionamentos e esclarecer dúvidas sobre a concessão.

Marcos Moreira EPR Litoral Pioneiro
Diretor presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira, esteve reunido com vereadores de Paranaguá para esclarecer dúvidas. Foto: Câmara de Paranaguá

A reunião foi um passo importante para o diálogo aberto e transparente entre a concessionária e os representantes da comunidade, demonstrando a importância da participação da sociedade na gestão das rodovias do litoral paranaense”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Santos (PSDB).

Confira a reportagem completa na edição impressa do JB Litoral, na próxima segunda-feira (20) nas bancas das sete cidades da região.

*Com informações da Câmara de Vereadores

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