Vereadores de Paranaguá pedem mais segurança na cidade, em reunião com secretário estadual de Segurança Pública


Por Flávia Barros Publicado 14/03/2023 às 21h58 Atualizado 18/02/2024 às 06h56

Com 30 mortes violentas registradas desde o começo do ano, uma tentativa de latrocínio esta semana e boatos de invasão de facções a bairros da cidade que espalharam o medo em Paranaguá, na última sexta-feira (10), vereadores do município se reuniram, nesta terça-feira (14), em Curitiba, com o secretário estadual de segurança pública, Hudson Teixeira. A reunião ocorreu na sede Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a pedido Ezequias Rederd Maré (Pode), que foi à capital acompanhado por mais oito parlamentares: Fabio Santos (presidente), Leite Junior (PSC), Renan Britto (Pode), Jean Domingues (Pode), Lindonei do Nascimento (PTC), Oziel Marques (PTC), Bruno Miguel (PP) e Edilson Caetano (Republicanos). A comissão dos integrantes do legislativo municipal solicitaram a ampliação do efetivo da Polícia Militaar em Paranaguá, e mais operações de combate à criminalidade em todo o Litoral.

PROMESSA DE AUMENTO DE EFETIVO

Os vereadores foram recebidos pelo secretário de segurança, juntamente com representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e também as polícias técnicas. “Apresentamos alguns problemas e, também, alternativas que podem contribuir para que a segurança melhore. Como nós tínhamos, antigamente, a guarda portuária, um efetivo de policiais e viaturas maior nas ruas, e tivemos uma resposta quanto a isso, a partir de maio serão convocados mais 64 policiais militares em nossa região, maior parte para Paranaguá“, disse Ezequias Rederd Maré.

ENTRE AS MAIS VIOLENTAS

Ainda segundo o parlamentar, outras forças estão envolvidas para o combate à criminalidade, em Paranaguá. “Não queremos estar nesse patamar de liderar entre as 20 cidades mais violentas do estado, estamos nessa liderança e para nós é triste saber disso. Sabemos que não é uma coisa que somente as forças policiais podem resolver, tanto que estamos juntos com Ministério Público, Poder Judiciário e as entidades que defendem a família“, revelou.

PRÓXIMA REUNIÃO

Os vereadores parnanguaras foram informados que existe um plano de ações do estado para combater a criminalidade em todo o Litoral e saíram de lá com uma data já marcada para a próxima reunião, desta vez, em Paranaguá.

A reunião ocorrerá dia 23 de março, na Câmara Municipal, com representantes da Sesp, do Poder Judiciário, do Ministério Público e entidades da sociedade civil organizada. “Nesta reunião iremos buscar juntos, com o Executivo, Legislativo, Judiciário, polícias e entidades, soluções para amenizar e trazer a segurança de volta a níveis satisfatórios em nossa cidade. Temos como foco reduzir os números de homicídios, roubos e do tráfico de drogas“, finalizou Ezequias Maré.