Viação Graciosa volta a operar linha de transporte público em Guaraqueçaba


Por Flávia Barros Publicado 20/05/2024 às 02h35
ONIBUS GRACIOSA GUARAQUEÇABA (2)
Trajeto passa pela PR-340 e pela PR-405, em uma extensão de aproximadamente 100 km. Foto: Viação Graciosa

Foram exatamente dois anos sem a única linha do transporte intermunicipal que liga Guaraqueçaba à Antonina, e também utilizada por comunidades rurais que embarcam no ônibus para ir ao centro da cidade em busca de rede bancária, comércio e até de serviços de saúde. O serviço prestado pela Viação Graciosa foi interrompido pela empresa em maio de 2022 devido às condições da PR-405. À época, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) chegou a convocar empresas do setor de transporte para operar provisoriamente a linha, mas nenhuma se apresentou.

Nesta segunda-feira (20), o serviço volta a ser prestado pela Viação Graciosa, atendendo o trajeto que passa pela PR-340 e pela PR-405, em uma extensão de aproximadamente 100 km. “A principal intenção da atual gestão é não existir nenhum tipo de paralisação da oferta do transporte público, que é de extrema importância e necessidade ao munícipe. O Município de Guaraqueçaba dispõe de um único ônibus que já está há mais de um ano na rota e, devido à estrada sem pavimentação e às dificuldades que todos conhecem, sofre danos diários no trajeto, causando a paralisação do transporte no município sempre que o único ônibus estraga”, informou a Prefeitura de Guaraqueçaba, em seu perfil na rede social Facebook, na última sexta-feira (17).


Esforço conjunto


De acordo com a Viação Graciosa, durante cerca de um ano foi realizado um estudo para viabilizar o retorno do transporte no trecho. A expectativa é transportar de 1.500 a 2.000 passageiros por mês. “Nos esforçamos, junto com o Poder Municipal para reativarmos a linha. A prefeita Lilian que fez todo esse trabalho para viabilizar o retorno da operação”, disse Rafael Folmann, diretor da Viação Graciosa, ao JB Litoral.

Folmann também contou que morou em Guaraqueçaba, no início da década de 1990, quando estudou na cidade, fez amigos, e usava muito o transporte. O gestor ia com a avó na rodoviária para vender coxinha aos passageiros. “Em particular, sei o que vive o povo, a dificuldade que era a ausência de transporte, e que isso afeta significativamente a economia local das cidades que a linha passa. Me empenhei com o coração para esse retorno, mas temos que enaltecer a Administração Municipal, que correu atrás de tudo para que pudéssemos viabilizar e equilibrar economicamente a operação”, completou Folmann.


Preços e Horários


Os valores das tarifas variam conforme os trechos e vão de R$ 5,92 a R$ 50, segundo a Viação Graciosa. Já os horários estão distribuídos em roteiros às segundas, quartas e sextas-feiras e terças e quintas, conforme tabela abaixo:

horarios viação graciosa

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *