Bloomberg diz que China suspende importação de soja dos EUA


Por Maximilian Santos Publicado 01/06/2020 às 16h21 Atualizado 19/02/2024 às 15h28

Segunda-feira (1º) começa repleta de polêmicas não só no cenário político e social, mas também no mercado. Segundo a agência Bloomberg, as autoridades chinesas comunicaram as empresas agrícolas do país asiático para interromper a compra de alguns produtos agrícolas dos EUA, o que incluiria a soja.

A informação é de que o governo da China estuda e analisa as tensões com os norte-americanos, segundo fontes da Bloomberg. Ainda, segundo a agência, as “tradings” estatais Cofco e Sinograin receberam ordem de suspender as aquisições. Mas as empresas privadas do país não receberam a orientação de suspender as importações.

As informações da Bloomberg dão sinais de que o acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo mantém o risco. Porém, mesmo com o primeiro-ministro chinês Li Keqiang reiterando há um mês o compromisso do acordo assinado em janeiro, as tensões entre os dois países continuam a crescer, principalmente com a situação do Covid-19 ganhando cada vez mais corpo.

Com esse cenário colocado pela Bloomberg, quem ganha com isso é o Brasil e, principalmente, o Paraná e, consequentemente, a Portos do Paraná. Com a divulgação da agência, os produtores e profissionais que atuam na exportação de soja no estado, começam a semana ainda mais otimistas após uma bela e farta safra.


Sobre

Maximilian Santos é jornalista e assessor de comunicação, especialista em tendências de mercado. É também colunista do jornal Bem Paraná e diretor da empresa TIP - Performance de Mídia, em Curitiba. Já escreveu em jornais como Diário Indústria & Comércio, Zero Hora, e revistas da Editora Escala, em São Paulo. Foi coordenador de comunicação institucional do Grupo Uninter e coordenador de marketing do Grupo RIC (RIC TV e Jovem Pan). Já atendeu contas como Petrobras, Havaianas, Grupo Massa, entre outras. Atualmente é responsável pela assessoria de comunicação de eventos como Festival de Curitiba, BMS Motorcycle, Festival TribalTech, Curitiba Blues Festival, Jack Daniel's BBQ, Parada Pet, Arraiá no Museu Oscar Niemeyer, como também shows nacionais e internacionais.