Dia da Bicicleta: Paranaguá é a capital das bicicletas no Sul do Brasil


Por Maximilian Santos Publicado 03/06/2020 às 21h12 Atualizado 19/02/2024 às 17h26

No último levantamento feito em Paranaguá pela Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran), o município conta com uma média de 120 mil bicicletas, para uma população com aproximadamente 151 mil habitantes. São quase 2 bicicletas para cada automóvel na cidade.

O meio de transporte limpo tem ganhado destaque no mundo todo. Em cidades como Paris, na França, Nova Iorque, nos Estados Unidos, Cidade do México, no México, as prefeituras estão investindo cada vez mais em políticas públicas que valorizem a bicicleta e a adesão da população, como forma de diminuição dos problemas no trânsito, preservação do meio ambiente e, principalmente, pelo hábito saudável, que ajudam na saúde pública.

Imagem das ciclovias e ciclofaixas em Paranaguá (2014)

Em Paranaguá, cidade que possui a maior média de bicicletas por habitantes do Paraná, menos de 20% das ciclovias do município estão em boas ou excelentes condições, sendo que mais de 40% delas estão em estados ruins ou péssimas, segundo levantamento de voluntários da área, junto ao mandato do deputado estadual Goura (PDT), bem como pesquisas apresentadas pelo curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, da UFPR Litoral.

Problemas ainda são encontrados em vias pelos ciclistas

No início da gestão, o prefeito Marcelo Roque (Podemos) recebeu em seu gabinete o hoje deputado estadual Goura, ainda enquanto vereador de Curitiba, se comprometendo a investir e olhar as demandas das bicicletas no trânsito, com uma atenção maior. “Válido ressaltar que a nossa equipe de sinalização no trânsito está atuando intensamente desde o início do ano para melhorar nossas ciclovias e a segurança dos ciclistas, com apoio de fiscalização de trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM). Queremos um trânsito de coexistência“, falou o prefeito na época.

Área portuária é uma das mais complicadas para os ciclistas em período de chuva.

Com o plano de asfaltamento que foi visto durante o mandato de Marcelo Roque, novos espaços para os ciclistas foram adaptados. É o caso, como um bom exemplo, da Av. Belmiro Sebastião Marques, que ganhou ciclovia toda pintada e sinalizada. Porém, ainda falta muito para chegarmos perto do aceitável e, principalmente, para que Paranaguá se torne uma cidade referência na área da ciclo cultura. Faltam pontos de bicicletários em locais públicos, faltam limpezas e manutenções nas ciclovias, bem como uma política pública de longo prazo para a questão. Nas redes é possível ver um grande número de usuários de bicicletas reclamando da situação na Av. Bento Munhoz da Rocha, que passa por revitalização, entre vários outros pontos da cidade. A coluna não teve acesso aos dados de acidentes de trânsito que envolvem as bicicletas.

Que Paranaguá, como a capital da bicicleta no Sul do Brasil, busque respeitar mais esse meio de transporte, que pode nos trazer ótimas e importantes referências, bem como um caminho para o cicloturismo, a manutenção de transporte limpo, o exercício físico da população e uma melhor mobilidade urbana.

Confira alguns dados:

– 58% utilizam a bicicleta como meio de transporte em Paranaguá
– 78% dos trabalhadores do porto possuem bicicletas
– 69% já foram trabalhar de bicicleta em alguma oportunidade.