Popularidade em alta de Marcelo Roque abre caminhos para uma possível eleição como deputado


Por Maximilian Santos Publicado 22/06/2021 às 11h33 Atualizado 19/02/2024 às 15h14

Com uma articulação política impressionante na última eleição municipal, que “esfarelou” a chance de candidaturas de possíveis opositores fortes, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Elias Roque, vem mostrando que sua popularidade segue em voga desde então. É óbvio que esse bom índice de satisfação também exerce um peso pelo sobrenome que carrega do pai (um dos políticos recentes mais notáveis da história da cidade), mas, desde que foi eleito, em 2016, tem colocado sua essência e personalidade em seus próprios processos de gestão pública. Aliás, com relação a esse assunto, não podemos deixar de destacar o ótimo trabalho que tem sido feito em sua área da comunicação! A equipe da competente secretária Camila Roque tem conduzido as redes sociais, junto do próprio Marcelo, de forma profissional e com ótimos resultados. Até hoje, não há qualquer político na região que chegue perto do IPD – Índice de Popularidade Digital, como o do prefeito. Vale também destacar, aqui, a boa relação da prefeitura com os veículos de comunicação locais e estaduais. Mas, ao meu ver, existe um fator primordial nesse processo de imagem: sua maturidade e evolução política! Sim, para quem acompanha os bastidores da política local, fica evidente esse processo de maturidade no decorrer dos anos, seja de comportamento, de parcerias e, até mesmo, de bem observar o cenário em sua volta. Ao ser eleito prefeito no primeiro mandato, em meio a uma disputa acirrada, Marcelo mantinha um tom um tanto quanto “autoritário”, que podemos compreender até de forma genética. Com o passar dos anos, manteve sua característica de “punho firme”, mas, com sabedoria, diminuiu e muito essa característica forte pessoal, o que ampliou sua aprovação entre os servidores e o público no geral. Também evoluiu bastante no quesito da percepção e da observação daqueles que estavam ao seu lado, de olho nas “puxadas de tapete”, questão muito, mas muito comum na política, ainda mais em se tratando de Paranaguá. Reviu alianças, afastou os chamados “lobos em pele de cordeiro”, e se municiou de forças políticas nos mais diversos setores da cidade (trabalhista, religioso, ambiental e comunitário). Ampliou a visão e, com isso, também abriu preciosas frentes em sua notável popularidade.

***

Marcelo mantém forte aprovação na área portuária. Sua gestão é marcada por uma à proximidade nunca antes vista entre a Portos do Paraná e a cidade. Como colunista que acompanha os bastidores do Palácio Iguaçu, em Curitiba, a relação com o Governo do Estado se mantém mais do que nunca, firme e bem fortalecida. De uns tempos pra cá, os elogios do primeiro escalão da política estadual ao prefeito de Paranaguá são evidenciadas frequentemente, o que chegou a causar até “ciumeira” em outros prefeitos do estado. Sem falar aqui do apoio dos três senadores. Em levantamento feito pela IRG – Pesquisa e Inteligência Competitiva, feita com média de 500 pessoas, de 12 até 15 de junho, em Paranaguá, divulgada na última semana, foi apontado que 90,7% das pessoas aprovam sua gestão, sendo que, na atuação pessoal, 46,2% consideram boa e 40,1% ótima. E, longe dos números, a sua ampla popularidade é sentida no dia a dia do município e, também, no seu alto Índice de Popularidade Digital. É claro, obviamente, que muito desses dados estão associados ao processo de vacinação em Paranaguá, que é destaque em todo o País. Incansável na “Estação da Esperança”, o prefeito recebe a todos com sorriso no rosto, pede agilidade para a equipe e entoa aos quatro cantos que “vacina boa é vacina no braço”, postura que rendeu vários memes e enorme projeção nas redes. Esta ótima fase que Marcelo Roque se encontra dão boas e consistentes chances de ser eleito deputado em um futuro próximo! No ano que vem, teria que deixar a prefeitura nas mãos de José Carlos Borba (acredito que com esta ótima fase seria eleito facilmente para estadual), e, se não fosse eleito, poderia voltar como Secretário de Obras, entregando os vários projetos planejados para os próximos anos. Mas, Marcelo tem dito que pretende encerrar o mandato! Porém, o que qualquer pessoa que entende de política sabe, é que, em 2026, pelo que se desenha, será, sem qualquer dúvida, o principal nome disputando por Paranaguá o cargo de deputado estadual ou federal. Mas isso, só o tempo e o trabalho de manutenção desta ampla, forte e impressionante popularidade é que poderá nos responder!

Grande queda na popularidade de Bolsonaro em Paranaguá

A péssima gestão da pandemia pelo Governo Federal, o boicote na compra de vacinas, com mais de meio milhão de mortos, as maluquices e ignorâncias disseminadas, o alinhamento e a nomeação de políticos corruptos, os possíveis casos de corrupção na Secretaria de Comunicação, no Ministério do Meio Ambiente, os levantamentos de “rachadinhas” na família, entre tantos outros problemas, estão provocando uma queda enorme na aprovação e popularidade de Jair Bolsonaro. Pesquisas e dados das próprias plataformas das redes sociais comprovam isso. Um recente levantamento da IRG feito em Paranaguá (a mesma creditada em nosso editorial) mostra essa enorme queda na cidade, que geralmente vota em político “populista”. 52,6% dos entrevistados desaprovam a administração bolsonarista e, a grande maioria, 31,1%, acha sua atuação pessoal é péssima. E, quando estimulados sobre em quem votariam se a eleição fosse hoje, 28% disseram que em Bolsonaro e 20,8% em Lula. Uma diferença de apenas 7,2%, mesmo ele estando no poder e com a máquina na mão e, Lula, ter mantido por certo tempo sua imagem “abalada” pela Lava Jato, sem esquecer também que Paranaguá tem muito evangélico e sempre vota mais para o lado da direita. Em apenas 3 anos é uma queda amplamente significativa!

“Tá pensando que Paranaguá é bagunça?”

Postagem do presidente da República repercutiu em Paranaguá. Foto: Divulgação

Por falar em Marcelo Roque e Bolsonaro, no último sábado, o presidente postou um vídeo de uma manifestação silenciosa contra sua gestão, na “Feirinha da Catedral”, em Paranaguá. Em mais uma “alimentação de capim” antidemocrática para seus defensores de intelecto limitado, a postagem não caiu muito bem para a população local. Faltou alguém explicar para o transloucado presidente que, em Paranaguá, ninguém aceita que critiquem nossa cidade assim, seja o que for. Como pronta resposta, com conteúdo absolutamente republicano e “irônico”, no domingo, o prefeito Marcelo Roque em post, pediu para que o presidente evidenciasse em suas redes sociais as belezas da cidade, ou, o processo de vacinação municipal que tem sido destaque nacional. Com uma resposta brilhante, o fato levantou ainda mais a bola e a popularidade de Marcelo Roque, e, prejudicou ainda mais a de Bolsonaro na cidade.

Memorial das vítimas da Covid-19 em Guaratuba no empurra-empurra

A coluna noticiou, aqui, o projeto do vereador Paulo Araújo, de Guaratuba, para a criação de um memorial das vítimas da Covid-19 na cidade. Ficamos sabendo que o executivo municipal solicitou que a Câmara segurasse o projeto, pois entrava em conflito com um proposto pela própria prefeitura. Com meio milhão de mortos no País e mais de 900 no litoral paranaense, era hora de encerrar o empurra-empurra e anunciar o projeto. Né? Coisa estranha. Estamos no aguardo!

Parabéns Jafar Tassi

Foto: Arquivo pessoal

Cumprimentos por mais um ano de vida ao incansável na vacinação em Paranaguá, Jafar Tassi. Quem já se vacinou ou passou pela Estação Ferroviária pôde ver o superintendente de fomento e turismo da cidade trabalhando de forma firme, ajudando na imunização do nosso povo. Parabéns pela nova idade e pelo respeitável trabalho!