Casos macabros que viraram documentários. Confira onde assistir:
Que o mundo é um lugar repleto de gente de todo o tipo, isso não é segredo nenhum. Porém, ao falarmos sobre ‘gente de todo o tipo’ deve-se levar em consideração a amplitude da maldade humana, que ultrapassa limites inimagináveis.
Crimes cruéis, cometidos contra crianças, mulheres e seres humanos em geral, que viraram documentários na tentativa de não só levar aos olhos do público, mas mostrar o quão real esses casos foram, uma espécie de “se a gente não mostrasse ninguém iria acreditar”, devido à tamanha falta de compaixão e humanidade dos criminosos.
Separamos algumas produções sobre crimes reais e macabros que estão disponíveis nas plataformas de streaming. Confira:
– “Caso Evandro” – Esse polêmico caso, que ficou popularmente conhecido como “As Bruxas de Guaratuba”, ocorreu no início da década de 90, com o misterioso desaparecimento de crianças na região de Guaratuba, no litoral do Paraná, sobretudo do pequeno Evandro Ramos Caetano. O jovem tinha apenas 7 anos quando foi sequestrado no dia 6 de abril de 1992. Em um matagal, próximo à cidade, seu corpo foi encontrado no dia 11 de abril sem coração, sem pés, sem mãos e com uma parte da pele retirada.
Desde então, esse se tornou um dos casos mais macabros e cruéis já registrados, e também um dos mais confusos e contraditórios em relação à sua resolução. Em 2010, o jornalista Ivan Mizanzuk relembrou o crime por meio de um podcast, o “Projetos Humanos”, e, agora em 2021, o “Caso Evandro”, chegou à GloboPlay. Os episódios são disponibilizados semanalmente.
– “Bandidos na TV’ – O documentário gira em torno do apresentador de televisão Wallace Souza, que ficava à frente do programa policial “Canal Livre”, líder de audiência em Manaus, e focado em matérias sensacionalistas e exposição de assassinatos e sequestros ocorridos na cidade. O sucesso da atração televisiva foi tanto, que Souza se tornou deputado pelo estado do Amazonas.
Em 2009, após inúmeras investigações da polícia, chegou-se à conclusão de que Wallace era o mandante dos assassinatos com o objetivo de alavancar a audiência do programa.
O documentário “Bandidos na TV” chegou na Netflix em 2019, composto por sete episódios, e expondo para o mundo o que se tornou um dos casos mais chocantes da região.
– “Em Nome de Deus” – Até que ponto é aceitável utilizar o nome de Deus em prol de suas próprias ações? ( A resposta é que nunca se deve fazer isso, ok?) Este documentário fala sobre o conhecido médium João de Deus, que, além de ter uma legião de seguidores, ainda convivia com políticos, celebridades e outras grandes figuras públicas, e suas inúmeras denúncias de abuso sexual.
O falso médium, cujo nome real é João Teixeira de Faria, era uma figura amada por todos. Em Abadiânia, realizava atendimentos, alegando cura espiritual e até física, por meio de procedimentos não reconhecidos pela medicina moderna e sem cuidados higiênicos. O guru chegou até a dar uma entrevista para a renomada apresentadora Oprah Winfrey e ainda tinha um outro centro de atendimento no Arizona, nos Estados Unidos.
O documentário conta com seis episódios de cerca de 1 hora de duração cada, trazendo depoimentos das mais variadas vítimas, todas mulheres, expondo detalhes do ato e as manipulações deferidas “em nome de Deus”. João de Deus foi condenado a 40 anos de reclusão por estupro, porém a cumpre em prisão domiciliar.
Assista na GloboPlay.