Com demanda alta na construção civil, Semtra de Paranaguá alerta para baixa procura por capacitação profissional


Por Luiza Rampelotti Publicado 16/07/2022 às 15h45 Atualizado 17/02/2024 às 12h47

A secretaria municipal do Trabalho (Semtra) de Paranaguá vem agindo em busca de parcerias para garantir qualificação profissional aos moradores da cidade e, com isso, preencher as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador. No dia 1º de julho, o secretário da pasta, João Antônio Baptista Lozano, se reuniu com representantes de empresas e instituições de ensino, como o Senai, para diagnosticar as necessidades locais no setor da construção civil.

Ao JB Litoral, Lozano comenta que a maioria dos trabalhadores do setor aprenderam na prática a desenvolver suas atividades, pois as instituições de ensino da cidade não contam com cursos gratuitos de qualificação na área. Desta forma, quando são abertas vagas formais de emprego, nas quais são necessárias a apresentação do nível de qualificação, a maioria não é preenchida pela população local.

Por isso, queremos capacitar os parnanguaras para qualificar a mão de obra local e para que esses postos de trabalho sejam ocupados pela população”, diz.

Ele afirma que a Semtra, em conjunto com o Senai, está realizando o levantamento das vagas de trabalho que estão em defasagem no município, a fim de suprir a mão de obra. Além disso, informa que novos cursos serão lançados gratuitamente à população, ainda sem data definida. “Serão cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Informática, Auxiliar de Mecânica Industrial, Auxiliar de Eletricista Predial, e em parceria com o Sesc, teremos o de Planilha de Excel. As datas dos cursos podem ser acompanhadas em nossa página do Facebook”, diz.

O secretário de Trabalho, Lozano, e o de Indústria e Comércio, Henrique Almada, se reuniram para buscar alternativas para as vagas na construção civil. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Demanda alta na construção civil

De acordo com ele, a demanda na construção civil é alta, especialmente para os cargos de pedreiro, carpinteiro, auxiliar de construção civil e armador de estruturas metálicas. Atualmente, existem 115 vagas disponíveis para o público em geral no setor, e duas vagas para Pessoa Com Deficiência.

Lozano explica os motivos do porquê as vagas não são preenchidas. “Identificamos que em nosso município existem dois problemas sistêmicos: falta de mão de obra qualificada; e empresas com mais resistência em aceitar pessoas sem experiência. Muitas vezes temos a pessoa qualificada, porém, sem experiência. Em razão disso, as empresas acabam não realizando as contratações”, comenta.

Representantes de empresas e do Senai também participaram da reunião. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Por isso, o secretário destaca que a Semtra está buscando obter mais cursos e parcerias com a finalidade de intensificar a qualificação de mão de obra local. Contudo, apesar da disponibilização da capacitação profissional gratuita, ele ressalta que há grande dificuldade de a população completar as turmas nos cursos que são ofertados, muitas vezes pela falta de interesse.

Podemos citar como exemplo a abertura de 20 vagas para Auxiliar de Cabeleireiro, curso que demorou mais de duas semanas para fechar, devido à baixa procura por parte da população”, lamenta.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Henrique Almada, destaca que também está unido com a secretaria de Trabalho, buscando alternativas para garantir a qualificação profissional e vagas de trabalho aos parnanguaras. “Precisamos entender cada vez mais as demandas atuais da cidade, em relação a mão de obra, para podermos trabalhar em conjunto com instituições de ensino e as empresas locais para oferecer capacitação aos parnanguaras, especialmente dentro do setor da construção civil”, finaliza.